Este projecto é financiado por:

Alentejo2020 Portugal2020 FEDER

Apresentação

Co-financiamento: ALT20-03-0145-FEDER-000040
ValRuMeat – Valorização da Carne de Ruminantes em Sistemas Intensivos de Produção

carneA importância da carne na dieta humana deve-se essencialmente ao seu elevado teor em proteína de alto valor biológico. No entanto os outros componentes presentes na carne também influenciam as suas características químicas, físicas e sensoriais.

A fração da gordura é um importante fator de qualidade, cujos efeitos dependem não só da sua quantidade mas também da sua composição. No que se refere aos efeitos da carne na saúde dos consumidores a gordura tem um papel essencial, resultante do equilíbrio entre os ácidos gordos que a compõem. Assim, as técnicas de produção de carne das diversas espécies pecuárias devem considerar a melhoria da qualidade nutricional da gordura, promovendo a deposição dos ácidos gordos que comprovadamente são benéficos para a saúde humana, que incluem o CLA e os ácidos gordos da série n-3, ou outros com fortes possibilidades de o ser.

No caso dos ruminantes o valor nutricional da gordura da carne é favorecido pela utilização de dietas baseadas em forragens verdes ou conservadas. No entanto, a intensificação dos sistemas de produção e também a qualidade dos produtos implicam a introdução, em maior ou menos grau, de alimentos concentrados, nomeadamente nas fases em que as exigências dos animais são maiores. Nestas condições altera-se o ambiente ruminal e fica comprometida a síntese e a deposição na carne de alguns ácidos gordos com efeitos benéficos para a saúde. Admite-se que este efeito esteja ligado à elevada concentração de amido na dieta e consequentemente no rúmen. Assim, este projeto tem como objetivo estudar dietas alternativas com baixo teor em amido ou em que este se apresente com uma degradabilidade reduzida, na tentativa de conciliar a elevada produtividade com a obtenção de produtos com valor nutricional mais elevado.