Maria Inês Carolino é PhD em Ciências Veterinárias, na especialidade de Produção Animal pela Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade de Lisboa (2015).
Mestre em Produção Animal pelo Instituto Superior de Agronomia - Universidade Técnica de Lisboa (2004).
Licenciatura em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Évora (1991).
Responsável Técnica pelos Laboratórios de Genética Molecular de Santarém e de Alter do Chão (desde 2013).
Responsável pelo Departamento de Biologia Molecular do Laboratório de medicina Veterinária – Atalaia – Santarém (2007-2012).
Responsável pelo Laboratório de Genética Molecular do Departamento de Genética e Melhoramento Animal da Estação Zootécnica Nacional (2003-2006).
Participação nos Consórcios de Biodiversidade da Red Conbiand - BiOvis, BioGoat e BioPig (desde 2011).
Técnica Superior dos Quadros do estado onde exerce atividade desde 1991, atualmente no INIAV,I.P., com experiência na área da genética quantitativa na realização de trabalhos no âmbito do melhoramento genético da raça Frísia e na Biologia Molecular no apoio às associações de criadores, agrupamentos de produtores, serviços oficiais e criadores na área da caracterização genética das espécies pecuárias. Implementação/estudo de marcadores genéticos com interesse para as espécies pecuárias, designadamente características produtivas, qualitativas e resistência/ suscetibilidade a doenças e exames de paternidade por análise de ADN de diversas raças de bovinos, ovinos, suínos e caprinos.