Maria Teresa Vacas de Carvalho Ponce Dentinho licenciou-se em Engenharia Agronómica na Universidade Técnica de Lisboa em 1983 e realizou o mestrado em Nutrição e Alimentação Animal na mesma universidade em 1998. Desenvolveu a sua atividade entre 1983 e 2010 na área da investigação em nutrição e alimentação animal na Estação Zootécnica Nacional (Santarém) do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária.
Entre 2010 e 2012 exerceu funções na Direção Regional de Agricultura de Lisboa e Vale do Tejo no Controlo Oficial da Importação de Géneros Alimentícios de Origem não Animal, voltando em 2012 a integrar o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, onde presentemente se encontra.
É responsável pelos laboratórios de estudos in vivo e in situ, compostos anti nutritivos e qualidade da carne. Foi responsável por projetos financiados por fundos nacionais e participante noutros financiados pelos programas nacionais e internacionais. O principal foco de interesse tem sido a avaliação química e nutritiva de alimentos para animais e nos últimos anos tem desenvolvido trabalho na quantificação de compostos fenólicos tendo em vista a sua utilização na alimentação de ruminantes como protetores da proteína das dietas e no controlo da bioidrogenação ruminal como forma de aumentar o valor nutritivo das gorduras edíveis. Sobre este tema a equipa tem vários artigos publicados em revistas científicas internacionais. Tem participado em congressos e reuniões para a disseminação do conhecimento e em grupos de trabalhos nomeadamente no grupo de trabalho para revisão das metodologias para estimativa da produção de metano resultante das fermentações entéricas de vacas leiteiras para o Inventário Nacional dos Gases com Efeito Estufa e integrou como representante de Portugal na União Europeia, o grupo de trabalho “Feed Materials and Compound Feeds”.