Este projecto é financiado por:

Alentejo2020 Portugal2020 FEDER

25 julho 2017

borregos Merino branco

 

Está concluído o primeiro ensaio de produção de borregos.

Utilizamos 20 borregos Merino branco, submetidos a 3 dietas completas com baixo teor em amido (isentas de cereais) e suplementadas com óleo de soja para promover a deposição de ácidos gordos derivados da bioidrogenação. As 3 dietas tinham teores em fibra semelhantes embora com composição diferente, de acordo com a proporção de luzerna desidratada (20, 40 e 60%).

O objetivo foi verificar qual a importância da qualidade da fibra na proporção dos principais isómeros da bioidrogenação na gordura e na redução do indesejável shift trans10.

Os resultados preliminares de que já dispomos mostram claramente que o shift trans10 acontece, mesmo em dietas com muito baixo teor em amido (<6%MS).

 

 

 

 

Shift

Nas condições deste ensaio, em que as 3 dietas tiveram teores de fibra (NDF e ADF) elevados e semelhantes entre si, o aumento da inclusão de fontes de fibra mais ricas em lenhina, neste caso pellets de luzerna em proporções crescentes de 20, 40 e 60%, em alternativa a outras mais ricas em hemicelulose, neste caso a casca de soja, contribuiram para controlar a ocorrência do shift trans10, reduzindo a sua intensidade e a variabilidade entre animais sujeitos à mesma dieta. 

C18 1t11    

 

As proporções dos ácidos gordos bioativos que pretendemos promover, C18:1t11 e C18:2c9t11 na gordura intramuscular, responderam positivamente ao aumento da proporção de luzerna desidratada na dieta, mas mantiveram-se em valores baixos e muito inferiores aos que podem ser obtidos com dietas ricas em forragens quando suplementadas com lípidos polinsaturados.

O isómero da bioidrogenação predominante em 85% dos casos  foi o C18:1 t10, que frquentemente atingiu proporções elevadas na gordura intramuscular.

Nos próximos ensaios iremos testar os efeitos do grau de substituição dos cereais por outras fontes de energia com baixo teor em amido e ainda os efeitos do tipo e da forma de apresentação da forragem. Estes ensaios estão previstos para o final de 2017.