EVENTOS
SEMINÁRIO FINAL
POLO DE DOIS PORTOS - INIAV
Realizou-se, no dia 7 de abril, no Polo de Dois Portos/EVN, o Seminário Final do Projeto.
À sessão de abertura, marcada pela intervenção do Senhor Presidente do Conselho Diretivo do INIAV, seguiu-se a apresentação do projeto e dos respetivos indicadores de realização, por Sara Canas e Sofia Catarino.
Seguidamente foram apresentados os principais resultados obtidos no ensaio de envelhecimento:
- Influência da tecnologia de envelhecimento na composição mineral da aguardente | Sofia Catarino
- Características cromáticas e composição fenólica das aguardentes envelhecidas | Sheila Alves e Sara Canas
- Taninos hidrolisáveis nas aguardentes vínicas envelhecidas: uma nova perspetiva baseada na tecnologia alternativa de envelhecimento e na espetrometria de massa de alta resolução | Tiago Fernandes
- Composição volátil e perfil sensorial das aguardentes | Ilda Caldeira
- Caracterização química da madeira | Ofélia Anjos e Fátima Peres
E resultados do ensaio de conservação em garrafa:
- Influência da conservação em garrafa nas características químicas e atividades antioxidantes das aguardentes vínicas envelhecidas | Sheila Alves
Após o debate, moderado por Victor de Freitas e Sara Canas, realizou-se uma prova informal de aguardentes do projeto orientada por Ilda Caldeira com a colaboração de Ana Carvalho, na destilaria deste Polo.
Nesta ocasião foi lançado um desdobrável com informação sobre o projeto e principais resultados obtidos.
Assistiram ao seminário cerca de 60 participantes, maioritariamente de instituições do ensino superior e de instituições, associações e empresas ligadas ao setor vitivinícola.
SEMINÁRIO NO INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA
Decorreu, no dia 6 de dezembro, um Seminário de divulgação do Projeto, no Instituto Superior de Agronomia.
O programa do Seminário, dirigido à comunidade académica, incluiu a apresentação do Projeto (Sofia Catarino), resultados da linha de investigação “Envelhecimento de aguardente vínica com aduelas de castanheiro e micro-oxigenação” (Sara Canas, Sofia Catarino, Ilda Caldeira e Ofélia Anjos), site do projeto e indicadores de realização (Tiago Fernandes).
A sessão terminou com uma prova de aguardentes do Projeto, orientada por Ilda Caldeira e Sheila Alves, na Adega Experimental do Instituto Superior de Agronomia.
Esta ação de divulgação realizou-se no âmbito da unidade curricular Seminário do Mestrado em Engenharia de Viticultura e Enologia, da responsabilidade de Jorge Ricardo da Silva, que apresentou o programa e moderou a discussão.
Participaram no evento cerca de 50 pessoas, maioritariamente alunos do 2º ano do Mestrado em Engenharia de Viticultura e Enologia, International Master of Science in Viticulture and Enology (Vinifera) e Double Degree.
DIA ABERTO NA ADEGA COOPERATIVA DA LOURINHÃ
Decorreu, no dia 14 de dezembro, a primeira ação de divulgação do Projeto - Dia Aberto na Adega Cooperativa da Lourinhã.
O programa incluiu uma apresentação sobre “Investigação EVN/INIAV – Contributo para o desenvolvimento da Denominação de Origem Lourinhã”, por Sara Canas, a apresentação do Projeto, por Sofia Catarino, uma visita às instalações da Adega Cooperativa da Lourinhã, e uma prova de aguardentes, orientada por Ilda Caldeira.
No final houve degustação de doces da região, muitos dos quais confecionados com aguardente vínica envelhecida Lourinhã, cujos produtores aderiram a este evento - Doce Lourinhã de Sílvia Baptista; Pastelaria Lourinius de Pedro Ferreira; Peninsulares de Alberto Jordão Luis; Casa das Areias Brancas de Flávio Carvalho; Pêras e Companhia de Filomena Frande.
Assistiram ao evento cerca de 50 participantes, oriundos de diversas instituições, associações e empresas ligadas ao setor vitivinícola.