Determinação dos parâmetros hematológicos e bioquímicos

Tarefa 3

 

colheita sangue

Estudos prévios mostram que os parasitas internos causam distúrbios no sistema hematopoiético e danos severos na mucosa do fígado e do abomaso, causando anemia, diminuição das proteínas séricas e aumento das enzimas hepáticas. Vários parâmetros hematológicos e bioquímicos foram propostos como indicadores de resistência, mas a combinação dos diversos parâmetros poderá ser mais eficaz para determinar o estado de resistência ou suscetibilidade de uma raça específica.

Nesta tarefa, as amostras de sangue colhidas serão utilizadas para avaliar um painel de parâmetros hematológicos e bioquímicos associados à resistência aos parasitas. Os parâmetros hematológicos compreenderão a concentração de hemoglobina, o hematócrito, a contagem total de eritrócitos, a contagem total e diferencial de leucócitos e os parâmetros bioquímicos incluirão a determinação da concentração de proteína sérica total, albumina sérica, fosfatase alcalina, alanina aminotransferase e aspartato amino transferase.

Instituições envolvidas e membros da equipa tarefa:

FMV

  • Maria Salomé Gonçalves
  • Pâmela Valente
  • Maria Alexandra Basso

Resultados esperados:

  • Hierarquização dos animais em função dos resultados obtidos para os parâmetros hematológicos e bioquímicos (marcadores fenotípicos de resistência)