Pontuação FAMACHA

sistema FAMACHA ©

O sistema FAMACHA© faz hoje parte das opções de controlo integrado das parasitoses gastrointestinais. Trata-se de um método direcionado, destinado a identificar individualmente os animais que necessitam de ser desparasitados. A diminuição do número de tratamentos atrasa o desenvolvimento de resistências aos anti-helmínticos, reduzindo em simultâneo os custos da exploração.

O sistema foi desenvolvido especificamente para detetar os animais infetados com Haemonchus contortus, sendo indicado para regiões onde este parasita é predominante. Tratando-se de um parasita hematófago, associado a uma significativa espoliação sanguínea, o principal sinal clínico desta parasitose é a anemia.

O método FAMACHA© permite avaliar o grau de anemia dos animais com base na cor da conjuntiva ocular através de uma escala de cores especialmente desenvolvida para esse fim. Cada cor tem uma pontuação de 1 a 5, correspondente ao grau de anemia, que por sua vez está correlacionado com a gravidade da infeção por H. contortus.

Os animais com pontuações de 1 e 2 não necessitam de ser desparasitados (a menos que que exista evidência de doença parasitária, como diarreia ou perda de condição corporal). No caso de uma pontuação 3, o tratamento é recomendado quando mais de 10% do rebanho tem uma pontuação 4 e 5, se se tratarem de borregos ou se os animais apresentarem má condição corporal. Os animais com pontuações de 4 e 5 devem ser sempre desparasitados.

Neste estudo, os animais foram avaliados individualmente através do sistema FAMACHA© e o seu hematócrito determinado laboratorialmente para verificar a sensibilidade do método.

 

DISTRIBUIÇÃO POR FREGUESIA DOS RESULTADOS DO MÉTODO FAMACHA©.
As barras azuis, amarelas, laranjas e vermelhas representam a percentagem de animais com a pontuação 1, 2, 3 e 4, respetivamente.

 

O diagrama de caixa (box-plot) apresenta os valores de hematócrito obtidos para as diferentes pontuações FAMACHA©. A linha horizontal que divide a caixa indica o valor mediano de hematócrito observado, a linha inferior o valor mínimo e a superior o valor máximo. Os valores atípicos (outliers) são representados por um círculo.

As pontuações mais altas correspondem a valores de hematócrito mais baixos e vice-versa, mostrando a adequação do método para determinar o grau de anemia dos animais em condições de campo.