Kick-off meeting

meeting

 

A 15 de outubro de 2018 realizou-se a primeira reunião do grupo de trabalho. A reunião destinou-se à apresentação da equipa e do projeto. Estiveram presentes todos os membros da equipa pertencentes às três instituições participantes. Foram discutidas as diferentes fases do projeto e distribuídas as tarefas de acordo com as áreas de especialização. A reunião serviu também para delinear o plano de amostragem e discutir as metodologias, incluindo os avanços tecnológicos e novas oportunidades desde a submissão do projeto.

Foi decidida a genotipagem por Illumina Ovine HD Beadchip, entretanto disponível, em substituição do Illumina SNP50 Beadchip array proposto no projeto. O OvineHD Beadchip, com mais de 600.000 SNP inclui praticamente todos as variantes genómicas do OvineSNP50 original. A densidade mais elevada de SNP irá aumentar drasticamente a capacidade de identificar marcadores genéticos responsáveis pelas características fenotípicas em análise.

Foi também proposta a colaboração com Instituto de Parasitologia e Medicina Veterinária Tropical da Universidade de Berlin para determinção da resistência aos benzimidazóis por pirosequenciação e do departamento de Medicina Veterinária e Produção Animal da Universitá degli Studi di Napoli Federico II no estudo epidemiológico das parasitoses, utilizando o aparelho Mini-Flotac.