O Xf-Freeolive agrega os interesses e competências de 8 entidades nacionais, incluindo a Autoridade Fitossanitária Nacional (DGAV), duas Direções Gerais de Agricultura e 4 entidades estrangeiras.
A equipa associada a este projeto conta com 23 investigadores e técnicos de várias nacionalidades, e está preparada e comprometida nesta missão de proteger Portugal contra a Xylella fastidiosa.
O INIAV, que integra o Laboratório Nacional de Referência para a Sanidade Vegetal, é a única Instituição de investigação e serviços, autorizada pela DGAV, para implementar ensaios de diagnóstico de Xylella fastidiosa, já que é classificada como organismo de quarentena pela EPPO (Lista A1), desde 1981.
A coordenadora do projeto é responsável em Portugal pelo Plano Nacional de Controlo da Xylella fastidiosa, através do desenvolvimento e implementação de metodologias de diagnóstico adequadas para a sua deteção.
Os nossos parceiros - NOVA.ID.FCT, FC / UL, ISA , IPB e alguns dos melhores especialistas da Espanha, Itália e Brasil têm as habilidades técnicas e conhecimentos complementares para transformar este projeto numa cooperação transnacional holística. Esta aliança permitir-nos-á provar que esta proposta é o caminho para identificar fatores críticos no combate Xylella fastidiosa, procurando a otimização dos recursos escassos, aplicados em abordagens comuns para problemas comuns.
Lider do projecto: |
Paula Sá Pereira
(Investigadora Responsável)
Célia Mateus
Conceicao Boavida
Isabel Calha
Amélia Castelo Branco
Regina Menino
António Cordeiro
Teresa Carvalho
Teresa Soares David
Fernando Pires
Manuel Fernandes
Camila Fernandes
José Casimiro Martins
Teresa Gomes
Parceiros Institucionais |
Parceiros Científicos Nacionais |