Tarefas

 

 

1. Potenciais insetos vetores da Xf e a sua bioecologia

Resultados esperados:

Subtarefa 1

  • Quais são os potenciais vetores Xf em Portugal e informações bioecológicas sobre eles;
  • Diretrizes para vigilância e gerenciamento de vetores;
  • Reservatórios naturais de hospedeiro de vetores Xylella;
  • Informação sobre epidemiologia da doença. Subtarefa articulada com as tarefas 2, 4, 13.

Subtarefa 2

  • Informações básicas sobre os padrões de EPG sobre o comportamento de sondagem e alimentação dos vetores Xf;
  • Relação entre a composição da seiva de xilema de cultivares de oliveira e variáveis ​​de EPG relacionadas à alimentação de xilema, identificação de compostos candidatos específicos no xilema que podem atuar como dissuasores de alimentação. Isso ajudará a seleção de cultivares de oliveira com tolerância ou resistência aos vetores principais de Xf.

2. Condições edafo-climáticas e flora nativa

Resultados esperados:

Subtarefa 2.1

  • Identificação em cada região, de temperaturas médias, mínimas e máximas ao longo do ano, precipitação mensal média ao longo do ano (precipitação, neve), média de horas mensais de sol ao longo do ano, umidade relativa, velocidade do vento e direções.

Subtarefa 2.2

  • Resultados esperados: Caracterização de ambos os solos no que diz respeito à textura, pH, matéria orgânica e conteúdo mineral.

Subtarefa 2.3

  • Resultados esperados: Identificação de plantas que podem ser associadas ao ciclo de vida do vetor de insetos (identificado na tarefa 1) e também a descoberta de plantas-hospedeiras alternativas em um ecossistema selecionado de olivais. As espécies de interesse da planta serão selecionadas para estudos de futuros sobre a interação planta-hospedeiro que envolve o desenvolvimento de plantas a partir de sementes em condições controladas.

3. Ensaios de estufa - Inoculação artificial e Ensaios em campo

- Inoculação natural com insetos vetores (Tarefa executada em Itália - Zona Infetada)

Resultados esperados:

Subtarefa 3.1

  • Identificação do nível de susceptibilidade Xf de 4 cultivares e identificação das variáveis-chave e sua correlação que contribuem para isso.

Subtarefa 3.2

As plantas que foram infectadas por Xylella fastidiosa apresentam deficiências nutricionais, provavelmente causadas pela produção de polímeros extracelulares pelas bactérias que bloqueiam o fluxo normal de nutrientes através do xilema, de modo que a presença da bactéria Xylella fastidiosa nas plantas tem sido associada com nutrição desequilíbrio, independentemente da quantidade de nutrientes no solo.

O objetivo desta tarefa foi estudar a composição mineral de áreas foliares específicas em diferentes estádios de infecção de diferentes variedades de oliveiras, em diferentes tipos de solo, como afetados por diferentes concentrações de inoculo de Xylella fastidiosa.

Para entender a variação no teor de nutrientes das folhas nas plantas de oliveira, usaremos valores de nutrientes foliares das plantas de controle (não sintomáticas) como referência.

A análise do solo e da planta mineral será realizada periodicamente em cada tratamento, para avaliar a resposta da planta à presença de bactérias. Além disso, no início e no final do período experimental do projeto, as plantas de controle e de cada variedade inoculada com Xylella fastidiosa serão tomadas para serem divididas em raízes, hastes e folhas, a fim de avaliar a composição da planta e conteúdo mineral.

Resultados esperados: Avaliação da resposta das cultivares de oliveira portuguesas à infecção por Xf com naturalmente Philaenus spumarius. Comparação com cultivares italianas Leccino e Frantoio. Avaliação da resposta das cultivares de oliveira portuguesas à infecção por Xf com insetos vetores naturalmente infecciosos.

4. Metagenómica e Proteómica do processo de infeção

Resultados esperados:

  • Esperamos ter uma caracterização completa e identificação de proteínas a partir de amostras de fluido xilémico. Esperamos caracterizar os principais elementos e caracterizar os principais compostos orgânicos presentes nas amostras.

5. Resposta ao stress oxidativo

Resultados esperados:

  • Entender como Xf responde a diferentes tipos de ROS e caracterizar as enzimas e proteínas reguladoras induzidas nessa resposta.

6. Identificação de antagonistas de Xf

Resultados esperados:

  • Identificação de endofitos e metabolitos com propriedades antagonistas para estudos de biocontrolo.

7. Desenvolvimento de um ensaio de patogenecidade in vitro

Resultados esperados:

  • Os procedimentos de cultura de tecidos serão desenvolvidos e otimizados para uma rápida propagação em massa de variedades de azeitona selecionadas, que serão utilizadas no diagnóstico de Xf. Um protocolo de micropropagação simples e confiável será estabelecido para disponibilização de um teste de patogenicidade específico para oliveiras, com a possibilidade de ser adaptado a outros hospedeiros Xf.