Este projecto é financiado por:

logo PDR PT2020 UE

 

 

 

 

 

Fases de Execução

Fase 1

Fase 1. Caraterização dos sistemas de produção intensiva: Testagem e aplicação de inquéritos; Base de dados e tratamento dos resultados

Duração da ação: 12 meses;

Esta fase compreende o levantamento da informação existente (state of the art) para servir de base à construção do “Roteiro de gestão dos fluxos de materiais nos sistemas agropecuários”.

Será ainda desenvolvido e implementado um inquérito que permita a caraterização das diferentes funções dos sistemas de produção/gestão de fluxos gerados na atividade agropecuária (da alimentação animal à gestão de efluentes). Este inquérito, bem como entrevistas locais, serão aplicadas em explorações representativas dos diferentes sistemas de produção, indicadas pelas associações participantes.

Fase 2

Fase 2. Medidas de mitigação das emissões gasosas: tratamento primário dos efluentes pecuários para o controlo de emissões de N2O, NH3 e CH4 e melhoria da eficiência de reciclagem

Duração da ação: 24 meses;

Desenvolvimento de uma tecnologia que permita a manutenção do Biochar numa camada flutuante à superfície das fossas de chorume com o objetivo de retenção de amoníaco e redução da emissão de gases com efeito de estufa como metano produzido em quantidades consideráveis durante a etapa de armazenamento.

O software BATFARM foi desenvolvido com o principal objetivo de otimizar as melhores técnicas disponíveis (MTD) para mitigar os impactes ambientais do setor pecuário, aumentando a competitividade do setor no conceito da economia circular. No âmbito do projeto, será promovida a aplicação pelos produtores dos diferentes setores (bovinos, suínos e avícolas) para a sensibilização do problema das emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) e amoníaco (NH3), permitindo examinar os resultados e estabelecer abordagens de implementação das MTD. Este software considera todas as etapas da produção e atividades complementares (alojamento, armazenamento, tratamento e espalhamento, pastagem) de instalações de suínos, bovinos e aves. Serão efetuados ensaios adicionais a alternativas de mitigação de emissões de GEE e NH3 para complementar informação requerida pelo BATFARM.

Fase 3

Fase 3. Valorização de efluentes: Compostagem de estrumes de bovino; Digestão anaeróbia e Biodegradação por larvas de BSF de efluentes pecuários; Valorização agronómica; Valorização Energética

Duração da ação: 24 meses;

Desenvolvimento de processos de digestão anaeróbia de chorumes e de outras frações biometanizáveis, e demonstração do valor agronómico do coproduto digerido.

Implementação de uma unidade piloto móvel de digestão anaeróbia, processos in situ em explorações pecuárias otimizando a qualidade dos substratos e sempre que possível recorrendo à tecnologia de codigestão com outros substratos.

Ao nível da valorização energética do biogás serão estudados cenários do potencial prático de produção de biogás e da sua valorização energética, atendendo às condições de maneio realistas de operar em Portugal.

Será efetuada a compostagem de estrume de bovino e a avaliação do desenvolvimento do processo, análise da composição final do corretivo orgânico e posterior valorização agronómica, tendo em conta as diferenças na alimentação, instalações, maneio, etc., que estão na origem do estrume.

Será aplicada a biodegradação por larvas de BSF em estrumes provenientes das explorações parceiras de suínos, bovinos e aves, para comparação dos níveis de eficiência e capacidades de conversão (dose de larvas, volume e tipo de estrume, tempo de bio digestão, qualidade do produto final). Estes estudos serão realizados a lab scale. Será neste âmbito, desenvolvido um protótipo de valorização de estrumes (biodigestor) Os protótipos serão colocados nas explorações e operados remotamente e as larvas recolhidas após digestão. Os substratos bio digeridos serão caraterizados quimicamente e posteriormente aplicados nos solos.

Fase 4

Fase 4. Estudos de impacto socioeconómico e de multicritérios: Estudos de impacto económico e análise de competitividade a nível setorial; Criação de uma Plataforma digital

Duração da ação: 24 meses;

Avaliação de multicritérios (económicos, sociais e ambientais) através de análise custo-benefício das medidas desenvolvidas e a sua aplicabilidade em ciclo fechado, numa perspetiva de resíduo zero e de economia circular. Esta análise será realizada com base nos resultados obtidos por todos os parceiros ao longo desta iniciativa.

Criação de uma plataforma digital que permitirá simplificar os procedimentos, e promover sinergias entre os dois setores dos produtores de efluentes e dos proprietários de parcelas recetoras: o proprietário de terras e o produtor pecuário registam-se na plataforma e fornecem a respetiva informação, que é trabalhada pelo backoffice. Com base na localização da exploração e distância ótima para a transferência do efluente serão identificadas as parcelas disponíveis para receber o efluente pecuário, e a quantidade máxima que a parcela poderá receber.

Fase 5

Fase 5. Atividades de demonstração/disseminação: Instalação de campos e explorações de demonstração (referidas nas Fases 2 e 3); Disseminação e transferência de tecnologia

Duração da ação: 30 meses;

No decorrer do projeto serão desenvolvidas ações de apresentação deste grupo operacional e dos resultados alcançados.