Fase 3. Valorização de efluentes: Compostagem de estrumes de bovino; Digestão anaeróbia e Biodegradação por larvas de BSF de efluentes pecuários; Valorização agronómica; Valorização Energética
Duração da ação: 24 meses;
Desenvolvimento de processos de digestão anaeróbia de chorumes e de outras frações biometanizáveis, e demonstração do valor agronómico do coproduto digerido.
Implementação de uma unidade piloto móvel de digestão anaeróbia, processos in situ em explorações pecuárias otimizando a qualidade dos substratos e sempre que possível recorrendo à tecnologia de codigestão com outros substratos.
Ao nível da valorização energética do biogás serão estudados cenários do potencial prático de produção de biogás e da sua valorização energética, atendendo às condições de maneio realistas de operar em Portugal.
Será efetuada a compostagem de estrume de bovino e a avaliação do desenvolvimento do processo, análise da composição final do corretivo orgânico e posterior valorização agronómica, tendo em conta as diferenças na alimentação, instalações, maneio, etc., que estão na origem do estrume.
Será aplicada a biodegradação por larvas de BSF em estrumes provenientes das explorações parceiras de suínos, bovinos e aves, para comparação dos níveis de eficiência e capacidades de conversão (dose de larvas, volume e tipo de estrume, tempo de bio digestão, qualidade do produto final). Estes estudos serão realizados a lab scale. Será neste âmbito, desenvolvido um protótipo de valorização de estrumes (biodigestor) Os protótipos serão colocados nas explorações e operados remotamente e as larvas recolhidas após digestão. Os substratos bio digeridos serão caraterizados quimicamente e posteriormente aplicados nos solos.