Maria Amélia Castelo Branco
Investigadora Auxiliar no Instituto de Investigação Ágraria e Veterinária
Doutorada em Engenharia Agronómica; Engenheira Agrónoma
Percurso profissional
Iniciou a sua atividade científica, há 40 anos, no Departamento de Pedologia, posteriormente designado por Departamento de Ciência do Solo (DCS) da Estação Agronómica Nacional (EAN) até 2007, ano em que a EAN foi extinta e integrada no atual Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P. (INIAV, I.P.). Atualmente está integrada no Sector de Química do Laboratório de Solos (Oeiras), Área de Ambiente e Recursos Naturais, da Unidade Estratégica de Investigação e Serviços “Sistemas Agrários e Florestais e Sanidade Vegetal do INIAV, I. P.Responsável do Laboratório Química, Oeiras);
Domínio de Especialização
Fertilidade do solo, nutrição mineral das plantas e qualidade da água incidindo, fundamentalmente, sobre a dinâmica de alguns elementos químicos no sistema solo – planta – água, tendo em vista a qualidade ambiental.
Funções atuais e competências associadas ao tema
Responsável do Laboratório Química, Oeiras;
Está integrada em diversos projetos entre outros de gestão de efluentes numa perspetiva de “economia circular” e “resíduo zero” à escala da unidade de exploração, convertendo os efluentes numa oportunidade e numa mais valia económica e ambiental. Estudos no campo e em estufas sobre o efeito da utilização de resíduos orgânicos e inorgânicos, tais como fertilizantes, sobre as propriedades do solo, das plantas e águas.
https://www.linkedin.com/in/maria-am%C3%A9lia-castelo-branco-963a0076/