SOBRE O PROJETO
Reações de Oxidação: uma chave para uma nova e sustentável tecnologia de envelhecimento da aguardente vínica
O Projeto OXYREBRAND (POCI-01-0145-FEDER-027819) tem apoio financeiro da União Europeia (FEDER – 161.121,89€) e do Orçamento de Estado (FCT - 75.732,98€).
Incide essencialmente nas regiões Centro (76,75%), Lisboa (20,52%) e Norte (2,73%).
Com início em 18 de outubro de 2018, será concluído em 17 de abril de 2022.
Em linha com a investigação já desenvolvida pela equipa, o projeto visa desenvolver uma nova e sustentável tecnologia de envelhecimento da aguardente vínica tendo por base o conhecimento dos mecanismos químicos subjacentes.
A estratégia de investigação assenta no envelhecimento de aguardente vínica pela nova tecnologia e pela tecnologia tradicional (em barricas) envolvendo uma ampla abordagem, de natureza química e sensorial, assegurada pelas competências científicas e tecnológicas da equipa.
É expectável a aquisição de conhecimento científico relevante sobre a química do envelhecimento, aplicável sobretudo à aguardente vínica, mas também a outras bebidas espirituosas e ao vinho licoroso. Para além de contribuir para munir a indústria produtora de aguardente vínica de uma nova tecnologia de envelhecimento, figurando como um salto tecnológico expressivo e mais amigo do ambiente, o projeto permitirá obter um produto de qualidade, inovador, de alto valor acrescentado, a colocar nos mercados nacional e internacional a preço mais competitivo. Consequentemente, são previstos impactos económicos, sociais e ambientais, ao nível regional, nacional (destaque para as Denominações de Origem de aguardente vínica, designadamente ‘Lourinhã’) e internacional.