Evento dedicado ao tema dos alimentos alternativos na produção de carne de bovino terá lugar a 27 de outubro na Estação Zootécnica Nacional. O objetivo é dar a conhecer os resultados finais do projeto LegForBov.
O projeto LegForBov dá o mote ao seminário de apresentação de resultados finais, a decorrer no próximo dia 27 de outubro de 2022 (quinta-feira), a partir das 9h00, no Auditório da Estação Nacional Zootécnica (Vale de Santarém). O seminário, que será presencial, tem entrada livre, mas inscrição obrigatória através do formulário disponível aqui.
LegForBov- Alimentos alternativos na produção de carne de bovino, tem como foco de análise o deficit comercial nos cereais e bagaços de oleaginosas- os principais componentes dos alimentos compostos utilizados na produção pecuária- e a procura de alternativas a estas matérias-primas, com vista nomeadamente a um maior equilíbrio e sustentabilidade dos sistemas de produção animal.
Na manhã do dia 27 de outubro, e após a receção aos participantes às 9h00, segue-se uma Sessão de Abertura com o Doutor Nuno Canada, Presidente do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P. - INIAV. Às 9h45 terá lugar uma comunicação dedicada ao tema da “Sustentabilidade dos sistemas de produção de carne de bovino do sul de Portugal, por Tiago Domingos (Instituto Superior Técnico; Universidade de Lisboa; Terraprima).
Seguir-se-á, às 10h15, a apresentação geral do projeto LegForBov, com intervenção do Eng. José Santos Silva (INIAV). Destacam-se, de seguida, as participações de Ana Barradas e João Pedro Pereira (Fertiprado), bem como de Teresa Carita (INIAV), com os “Resultados da produção de misturas forrageiras biodiversas na Herdade da Comenda”.
O seminário contará, ainda, pelas 11h30 com a exibição dos “Resultados dos ensaios preliminares – Crescimento, consumos, custos, qualidade das carcaças e da carne”, cuja apresentação ficará sob a responsabilidade de Alexandra Francisco e João Almeida (INIAV) e Susana Alves (FMV - Universidade de Lisboa).
No evento serão revelados os resultados finais do projeto LegForBov- realizado por uma equipa com membros do INIAV, Fertiprado, Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, CEBAL- Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo, ELIPEC e Associação de Produtores Agrícolas da ELIPEC- bem como debatidos os resultados e seus impactos. José Santos Silva (INIAV) terá a cargo a Sessão de Resultados dos Ensaios Finais. Às 12h30 o evento conta com a sua Sessão de Encerramento.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição, até às 10h00 de segunda-feira, 24 de outubro.