Eliana Jerónimo, licenciou-se em Engenharia Zootécnica, em 2004, pela Universidade de Évora, Portugal, sendo premiada com uma bolsa de mérito em dois anos consecutivos durante a Licenciatura.
Entre Outubro de 2005 e Setembro de 2010 integrou a equipa do Grupo de Metabolismo Lipídico da ex-Estação Zootécnica Nacional do então Instituto Nacional de Investigação Agrária (atual INIAV), onde desenvolveu os seus trabalhos de doutoramento, enquanto bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
O seu doutoramento decorreu sob orientação do Professor Rui Bessa e teve como tema “Manipulação da dieta para melhorar o valor nutricional dos lípidos da carne de Borrego”.
Durante o seu doutoramento realizou um estágio na Universidade de Pisa, Itália.
Em Abril de 2011 completou o seu doutoramento em Ciências Agrárias pela Universidade de Évora, Portugal.
Entre 2008 e 2011 assegurou as aulas e a regência das Unidades Curriculares de Nutrição Animal, Nutrição Clínica e Produção e Melhoramento Animal I do ciclo de estudos conducentes à obtenção do grau de Mestrado em Medicina Veterinária, da Escola Universitária Vasco da Gama, Coimbra, Portugal.
Em Outubro de 2010 integrou a equipa do Grupo de Valorização de Agro-Alimentos do Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-alimentar do Alentejo (CEBAL), onde desenvolveu os seus trabalhos de pós-doutoramento, enquanto bolseira da FCT.
Em Setembro de 2014, Eliana Jerónimo integrou os quadros do CEBAL, sendo atualmente Investigadora Principal do Grupo de Valorização de Agro-Alimentos do CEBAL, onde desenvolve um conjunto de trabalhos relacionados com a utilização de recursos alternativos (plantas endógenas e sub-produtos da agroindústria) na alimentação animal, quer como ingredientes nutritivos como fontes de compostos bioativos (como taninos condensados);
Explorando a efetividade destes recursos alimentares para melhorar a capacidade antioxidante dos animais e a qualidade dos seus produtos (em particular o perfil de ácidos gordos e a estabilidade oxidativa).
Os mecanismos pelos quais são atingidos tais efeitos são também alvo do seu trabalho.
Presentemente, Eliana Jerónimo também é membro do Centro de Investigação Interdisciplinar em Sanidade Animal (CIISA).
Eliana Jerónimo publicou 17 artigos em revistas internacionais de revisão por pares, atingindo 205 citações e um índice h de 9 (Fonte: Scopus, Set 2015).
Destes, cinco foram publicados como primeiro autor, 2 como autor sénior e 1 como correspondente. A maioria dos artigos (14) foram publicados em revistas internacionais qualificadas como Q1.
Eliana Alves também publicou 3 capítulos de livros e 1 capítulo em enciclopédia (Elsevier) como primeiro autor.
Eliana Jerónimo fez 14 apresentações orais, 9 delas por convite, e 30 apresentações em posters em conferências e reuniões nacionais e internacionais.
Eliana Jerónimo também tem sido regularmente convidada a avaliar trabalhos de diversas revistas científicas internacionais.
Eliana Jerónimo orientou duas teses de mestrado e é atualmente orientadora de uma aluna de mestrado e coorientadora de uma aluna de doutoramento.
Além dos estudantes, atualmente o seu grupo trabalho inclui uma investigadora de pós-doutoramento, 2 investigadores mestres.
Durante a sua carreira de investigação, Eliana Jerónimo coordenou um projeto de inovação científica financiada pelo Programa de Desenvolvimento Regional Português (PRODER) e um projeto financiado pelo programa INALENTEJO, através do FEDER (UnValHorFrut), sendo responsável pela gestão de mais de 240 000 €.
Além disso, também participou em vários outros projetos: 3 projetos da FCT, 2 projetos de cooperação bilateral Espanha-Portugal (RITECA e MITIC, financiado pelo POCTEP) e 2 projetos nacionais (BioEcos e UnValBio) financiados pelo programa INALENTEJO.
Eliana Jerónimo foi membro do comitê organizador das várias reuniões e workshops nacionais.