Conclusão da fase de produção das forragens

Foi concluída tarefa da produção das misturas forrageiras que foram instaladas na Herdade da Comenda em Elvas.

No início de outubro de 2018 foram semeados 15 ha sob pivot com 3 misturas de forragens biodiversas com as designações comerciais de Fertifeno, Speedmix e Tritimix. 

Figura 1 - Situação do campo a 24 de outubro 

Figura 1 - Situação do campo a 24 de outubro

Durante o período de crescimento das forragens foram feitos cortes para caracterizar a evolução da composição florística e da composição química da forragens. A periodicidade dos cortes foi mensal e ao longo do ciclo de produção foram realizados 4 cortes intercalares.

 

Figura 2 - Colheita de amostras no campo para caracterização da composição florística e química das amostras das 3 misturas forrageiras

Colheita de amostras no campo para caracterização da composição florística e química
3 misturas forrageiras

 

No inicio de fevereiro realizou-se o primeiro corte da mistura speedmix, com a produção de 22 fardos com cerca de 550 kg.

Colheita de amostras
janeiro23

 

A 23 de abril fez-se o corte das 3 misturas forrageiras, obtendo-se a forragem para iniciar os ensaios produtivos com os animais.

A produtividade das 3 misturas foi elevada e as condições de produção da fenosilagens  foram as adequadas às características das culturas, pelo que se espera obter forragens com qualidade, por forma a permitir estabelecer as dietas de acordo com o previsto. 

Nesta fase fizeram-se cortes nas 3 culturas em 3 semanas consecutivas, dando cumprimento ao que foi previsto na candidatura que foi aprovada.

  

 

Concluída a fase de produção das forragens, segue-se a análise laboratorial das amostras recolhidas.

No início de junho prevemos iniciar o primeiro ensaio com os vitelos na Fonte Boa (INIAV) no Vale de Santarém.