João A. Marques de Almeida, é licenciado em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Évora (1990), Mestre em Engenharia de Alimentos pela Universidade Técnica de Lisboa (1994) e Doutorado em Engenharia Agroalimentar pela Universidade de Évora (2008).
Em termos de atividade técnico-científica e de formação, é Investigador Auxiliar do INIAV, sendo a ciência e tecnologia da carne o seu domínio de investigação principal.
Iniciou a sua atividade profissional em 1990 como bolseiro no LNETI, no domínio da ciência e qualidade da carne.
Ao longo dos anos desenvolveu actividade nas áreas das características físicas, químicas, microbiológicas e bioquímicas de alimentos, tecnologia da carne e produtos cárneos, influência das operações tecnológicas na qualidade final dos alimentos, processamento térmico e modelização de processos de conservação e análise física e sensorial de alimentos.
Nestes domínios tem participado em diversos projetos de investigação, e ações de assistência técnica e tecnológica à indústria.
Nos últimos anos participou em projetos relacionados com a qualidade da carne e de produtos cárneos tradicionais alentejanos, e de valorização da qualidade da carne de bovino dos Açores IGP.
Exerce a sua atividade desde 2012, na Estação Zootécnica Nacional (Santarém) onde é responsável pelo laboratório de características físicas e sensoriais dos alimentos, e no qual tem desenvolvido as tarefas dos projetos em que está maioritariamente envolvido: avaliação da qualidade da carne de porco alentejano e da carne de vaca adulta maturada.
Nestas áreas tem vários artigos publicados em revistas científicas internacionais.
Tem participado em diversas ações de formação, congressos, reuniões para a disseminação do conhecimento e em grupos de trabalhos.