Financiamento



https://doi.org/10.1016/j.animal.2025.101681
O projeto PRR GEEBovMit LA 3.4 encontra-se na fase final. Envolveu diversos parceiros: Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. - Entidade Coordenadora, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Associação dos Criadores de Bovinos Mertolengos, Associação dos Criadores de Bovinos da Raça Alentejana, Associação de Defesa do Património de Mértola, Couto das Veladas, Unipessoal, Lda, Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, Fertiprado Sementes e Nutrientes, Lda , Nutriprado, Lda, Sociedade Agrícola de Segóvia, Lda, Terraprima - Sociedade Agrícola, Lda, Terraprima - Serviços Ambientais, Sociedade Unipessoal, Lda.
O projeto PRR GEEBovMit LA 3.3 encontra-se em fase de conclusão, resultado de uma colaboração sólida e eficaz entre os diversos parceiros envolvidos: INIAV, enquanto entidade líder, IPCB, IPP, CCPE, Fertiprado e Nutriprado.
No dia 24 de janeiro de 2024, realizou-se na herdade da Comenda em Elvas um Dia de Campo dedicado às várias ações do projeto GEEBovMit. Para além das apresentações dos responsáveis das 3 ações do projeto, houve oportunidade para realizar uma visita aos campos experimentais e discutir in loco os trabalhos em curso e os resultados já obtidos.
No Pavilhão da Inovação e Tecnologia, o InovTechAgro promoveu uma série de debates sobre “Inovação e Tecnologia Agrícola”.
Na sessão dedicada ao uso de novas tecnologias em produção animal, em que estiveram presentes cerca de 60 pessoas, foi apresentado o projeto GEEBovMit, com foco nos resultados alcançados até à altura e nas perspetivas de atividades futuras.
O projeto GEEBovMit esteve representado na num workshop promovido pela Rede REMEDIA entre 23-24 de maio 2024.
Esta Rede tem como objetivo geral fomentar as sinergias e complementaridades entre grupos científicos que trabalham nas áreas da mitigação das emissões de gases com efeito de estufa no setor agroforestal.
Com esta participação pretendemos contribuir para a promoção das ligações entre as equipas espanholas e portuguesas dedicadas a estas temáticas.
Foi publicado na revista Agronomy um artigo que apresenta os resultados do primeiro ano do trabalho experimental realizado na Herdade da Comenda com o objetivo de aumentar a eficiência da adubação azotada na produção de forragens. Utilizando técnicas de agricultura de precisão foram determinadas as curvas de diluição criticas para as diversas situações estudadas, recorrendo a um modelo Bayesiano, que constituem uma ferramenta útil para racionalizar a aplicação da adubos azotados de acordo com as necessidades das plantas. Este estudo insere-se no âmbito da Linha de Ação 3.1 do projeto GEEBovMit



Email: geebovmit@iniav.pt
©2024 copyright: INIAV, I.P.