ENQUADRAMENTO

Image

Apresentação (Introdução)


O Acordo de Paris visa limitar o aquecimento global a níveis abaixo de 2 °C acima da temperatura média no período pré-industrial. Para que isso possa acontecer, tem de haver um esforço Global concertado para reduzir as emissões dos principais e gases com efeito de estufa (GEE) - dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (NO2). Na União Europeia (UE), o compromisso assumido é que nos Estados membros seja atingida a neutralidade carbónica em 2050.

O CH4 é um dos gases com efeito de estufa, cujo efeito é 28 vezes superior ao do CO2, quando referenciado a um período de 100 anos. Considerando a atividade pecuária, os bovinos, particularmente os bovinos para carne, são a espécie com maior peso nas emissões de GEE, devido às emissões de CH4 resultante das fermentações durante a digestão e à baixa produtividade comparativamente a outras espécies (monogástricos) e produções (leite).

O CH4 resulta essencialmente do metabolismo ruminal. É um processo natural para a regulação da concentração de hidrogénio no ecossistema ruminal, que assim é libertado e eliminado para o exterior através da eructação. No entanto, existem outras fontes de emissões de GEE ligadas à atividade pecuária entre as quais as emissões diretas do solo e dos efluentes pecuários.

As estratégias para redução do impacto ambiental dos sistemas de produção de bovinos de carne passarão pelo aumento do sequestro de carbono nos solos (por exemplo, através da gestão sustentável do solo e da melhoria da produtividade das pastagens permanente), associado à produção vegetal e animal, e à redução das emissões de GEE pelos animais nas diversas fases do ciclo produtivo. Os sistemas de produção de carne em Portugal apresentam duas fases distintas: a produção das fêmeas reprodutoras em regimes marcadamente extensivos e a fase de crescimento a engorda dos vitelos com produção de animais destinados ao abate.

O projeto GEEBovMit é um projeto que foi aprovado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, na Iniciativa Emblemática 3 (Mitigação das alterações climáticas). Constitui uma abordagem integrada da mitigação das emissões de GEE associadas aos sistemas de produção de bovinos de carne, que se enquadram em 3 linhas de ação previstas na área temática em que foi aberto o concurso:

3.1. Alimentação animal: apoiar a investigação, desenvolvimento e aplicação de aditivos e regimes alimentares dos ruminantes que contribuam para a redução das emissões de metano;

 3.3. Fertilização do solo: reduzir a aplicação de adubos químicos azotados e incrementar a aplicação de matéria orgânica no solo, nomeadamente através da aplicação de composto.

3.4. Matéria orgânica no solo: incentivar a implementação de sistemas, culturas e práticas agrícolas que promovam o teor de matéria orgânica no solo (sequestro de carbono), incluindo o aumento da área das pastagens permanentes melhoradas.

Financiamento

Image
Image
Image

Informações

Email: geebovmit@iniav.pt

©2024 copyright: INIAV, I.P.