Visita aos Laboratorios

Decorreu no passado dia 7 de janeiro de 2020 uma visita dos parceiros do projeto aos laboratórios de Fisiologia Pós-colheita, Fitovirologia, Nematologia e Entomologia do INIAV, em Oeiras. O objetivo da visita foi partilhar com os parceiros as metodologias utilizadas nas diferentes atividades laboratoriais do projeto. Houve ainda tempo para a discussão e esclarecimento de dúvidas entre os participantes.

5ª reunião da equipa de projeto

A 5.ª reunião geral do projeto realizou-se a 7 de janeiro de 2020, no INIAV em Oeiras. Para além da apresentação e discussão das atividades desenvolvidas pelos parceiros em 2019, programaram-se as atividades de 2020, entre outras o 2.° Dia Aberto +BDMIRA, que decorrerá em julho próximo e o Congresso da Batata-doce, ainda sem data definida.

De 29/11 a 1/12 decorreu em Aljezur o Festival da Batata-doce de Aljezur, onde o +BDMIRA marcou presença. Além de um espaço para divulgação das atividades com painéis temáticos e distribuição de Boletins Técnicos, decorreram também três apresentações, em cada um dos dias do festival:

  • Boas práticas para a cultura de batata-doce ‘Lira’ – Maria Elvira Ferreira (INIAV, I.P.);
  • Multiplicação in vitro de batata-doce ‘Lira’: técnica expedita para obtenção de material vegetal isento de doenças – José Grego (IPS/ESA);
  • ‘Lira’ - qualidade que se destaca – Claudia Sánchez (INIAV, I.P.).

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, no discurso inaugural do festival, fez uma referência ao projeto, como sendo um bom exemplo, tendo depois visitado o stand.

As comunicações podem ser consultadas aqui.
Os painéis temáticos podem ser consultados aqui.

Festival da Batata-doce de Aljezur

Festival da Batata-doce de Aljezur

 

+BDMIRA PRESENTE NO IX CONGRESSO DA APDEA

No IX Congresso da APDEA (Associação Portuguesa de Economia Agrária), que decorreu de 15 a 18 de outubro, em Lisboa e Oeiras, foi apresentada a comunicação oral ‘Desafios de competitividade e sustentabilidade da produção de batata-doce em ecossistemas protegidos’ da autoria de Paulo Brito da Luz e Maria Elvira Ferreira.

Pág. 1 de 5