2.º Dia Aberto do Projeto +BDMIRA

dia aberto 2

Foi no passado dia 16 de setembro de 2020 que em Azenha do Mar, S. Teotónio, decorreu o 2.º Dia Aberto do Projeto +BDMIRA, sob o tema ‘Como ser competitivo com a cultura da batata-doce’, tendo participado técnicos, produtores e estudantes.

O evento, que teve como anfitriã a empresa parceira do projeto Atlantic Sun Farms, foi organizado em circuito, percorrendo os participantes 5 ilhas temáticas, sobre:

  1. Viveiro – qualidade e tipos de plantas;
  2. Gestão da fertilização e da rega;
  3. Controlo de pragas e doenças e gestão de infestantes;
  4. Qualidade das raízes à colheita e na conservação;
  5. Parcela de Demonstração - A experiência dos produtores.

Em cada uma das ilhas temáticas os participantes assistiram a uma pequena explicação sobre o tema e promoveu-se a discussão com respostas às perguntas formuladas.

Aos participantes foram distribuídos 16 novos Boletins Técnicos sobre boas práticas na cultura da batata-doce e outros temas, para além de mais 10 publicados anteriormente. Todos estes boletins podem ser consultados menu "Divulgação / Desdobráveis"

Devido à situação que agora se vive, foram tomadas todas as medidas preventivas e sociais recomendadas, tendo sido organizados dois horários de visita.

Foram várias as manifestações de agrado por parte dos participantes e para o grupo do projeto foi a confirmação que o trabalho desenvolvido está a ser útil a toda a fileira da batata-doce.

6ª reuniao 22 07 2020

A 6.ª reunião geral do projeto realizou-se a 22 de julho de 2020, em formato de telerreunião. Foram apresentadas e discutidas as atividades desenvolvidas pelos parceiros em 2020. Foram ainda ajustadas as atividades para o resto do ano, nomeadamente o 2.° Dia Aberto +BDMIRA, inicialmente agendado para julho e que foi adiado para o próximo mês de setembro e o manual da cultura da batata-doce que será apresentado no 2.º Congresso da Batata-doce, previsto para abril de 2021, no Rogil.

II Simpósio Ibérico de Engenharia Hortícola (SIbEH2020), Agricultura 4.0

Decorreu em Ponte de Lima, de 4 a 6 de março, o ‘II Simpósio Ibérico de Engenharia Hortícola’, onde foi apresentada a comunicação em painel ‘Interações em cenários de produção agrícola competitiva e sustentável. Um caso de estudo com a cultura da batata-doce’ da autoria de Paulo Brito da Luz, Maria Elvira Ferreira e Patrick Lenehan. O artigo será publicado nas Atas do evento.

O poster pode ser consultado aqui

O resumo da comunicação pode ser consultado aqui

O artigo pode ser consultado aqui - (Luz, P.B., FERREIRA, M.E., LENEHAN, P. (2020). Interações em cenários de produção agrícola competitiva e sustentável. Um caso de estudo com a cultura da batata-doce. Actas Portuguesas de Horticultura, 34:475-482)

2º CONGRESSO DA BATATA-DOCE

Decorreu no passado dia 28 de fevereiro, em Aljezur, a 1.ª reunião preparatória do 2.º Congresso da Batata-doce, com a presença de representantes da Câmara Municipal de Aljezur, da Associação de Produtores de Batata-doce de Aljezur e do projeto +BDMIRA, que integrarão a comissão organizadora do evento à qual se juntarão a Câmara Municipal de Odemira e a Associação de Beneficiários do Mira.

A realização do congresso está prevista para os dias 16 e 17 de abril de 2021, no Rogil, sendo que no primeiro dia serão sessões em sala e no segundo dia uma visita técnica a produtores de batata-doce.

Visita aos Laboratorios

Decorreu no passado dia 7 de janeiro de 2020 uma visita dos parceiros do projeto aos laboratórios de Fisiologia Pós-colheita, Fitovirologia, Nematologia e Entomologia do INIAV, em Oeiras. O objetivo da visita foi partilhar com os parceiros as metodologias utilizadas nas diferentes atividades laboratoriais do projeto. Houve ainda tempo para a discussão e esclarecimento de dúvidas entre os participantes.

Pág. 1 de 5