+BDMIRA PRESENTE NO IX CONGRESSO DA APDEA

No IX Congresso da APDEA (Associação Portuguesa de Economia Agrária), que decorreu de 15 a 18 de outubro, em Lisboa e Oeiras, foi apresentada a comunicação oral ‘Desafios de competitividade e sustentabilidade da produção de batata-doce em ecossistemas protegidos’ da autoria de Paulo Brito da Luz e Maria Elvira Ferreira.

 

A apresentação pode ser consultada aqui

O resumo da comunicação pode ser consultado aqui

 

 

 

1.º Dia Aberto do Projeto +BDMIRA

dia aberto 2

Decorreu no dia 18 de setembro o 1.º Dia Aberto do Projeto +BDMIRA – Produção Competitiva e Sustentável no Perímetro de Rega do Mira: técnicas culturais inovadoras e dinâmica organizacional’ que contou com a presença de cerca de 40 participantes, maioritariamente produtores.

Junto a um campo de demonstração de batata-doce da cultivar ‘Lira’, da empresa parceira Gemüsering Portugal, existiam 5 ‘ilhas temáticas’ sobre:

  1. obtenção de plantas isentas de vírus;
  2. otimização da fertilização e estratégias de apoio à rega;
  3. proteção fitossanitária da cultura;
  4. colheita e conservação e
  5. campo de demonstração.

Nestas os parceiros apresentaram as boas práticas a seguir para uma produção sustentável, complementadas com mostra de plantas de viveiro obtidas por micropropagação, equipamento/utensílios utilizados na captura de vetores de vírus.

Foi ainda possível degustar batata-doce de diferentes cultivares.

Foram distribuídos 11 boletins técnicos sobre a cultura no mundo, no Perímetro de Rega do Mira e as Boas Práticas de produção e conservação de batata-doce.

Importa realçar o elevado interesse dos participantes e a disponibilidade para troca de experiências entre os produtores parceiros do projetos e os restantes.

dia aberto 1

dia aberto 3

dia aberto 4

dia aberto 5

dia aberto 6

dia aberto 7

dia aberto 8

dia aberto 9

dia aberto 10

dia aberto 11

dia aberto 12

dia aberto 13

 

 

Programa dia aberto

 

 

Vai realizar-se no dia 18 de Setembro de 2019, o 1.º Dia Aberto do projeto +BDMIRA, no Cavaleiro (ver localização).

Pretende-se dar a conhecer o projeto, as atividades desenvolvidas e os resultados até agora alcançados, assim como promover uma troca de informações entre todos os presentes.

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição, para efeitos de logística, através do seguinte formulário de inscriçãohttps://forms.gle/ec7QpDgUrieSGHCa9.

Consulte o Programa.

 

 

visita de campo Gemüsering
visita de campo Gemüsering

No passado dia 28 de junho 2019, decorreu a visita à exploração de um dos parceiros do projeto, a Gemüsering Portugal Produção Hortícola, onde foi possível observar os viveiros de batata-doce e ainda a plantação de um campo.

 

 

reunião de equipa de projeto

No passado dia 28 de junho 2019, decorreu nas instalações da AHSA – Associação dos Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur, em Odemira, a quarta reunião geral do projeto onde para além da apresentação e discussão das atividades desenvolvidas pelos parceiros, se programou o 1.º Dia Aberto +BDMIRA que decorrerá em setembro próximo.

 

Pág. 1 de 4