A 7.ª reunião geral do projeto realizou-se a 25 de janeiro de 2021, em formato de online. Foram apresentadas e discutidas as atividades desenvolvidas em 2020 e programadas as de 2021, com especial ênfase para o manual e o evento final de fecho do projeto.

 

7.ª reunião geral do projeto

Ciclo de Conferências do Instituto Estudos Académicos

A convite da organização do Ciclo de Conferências do Instituto Estudos Académicos Adriano Moreira (Academia de Ciências) «Sustentabilidade do Homem no Planeta Terra que Magalhães circum-navegou». Parte III. Desafios para um futuro sustentável, decorreu no dia 3 de novembro a videoconferência ‘Sustentabilidade da produção hortícola e a cultura da batata-doce’, da autoria de Maria Elvira Ferreira e Paulo Brito da Luz.

Mais uma oportunidade de divulgação da cultura da batata-doce e das atividades e resultados decorrentes deste projeto.

A apresentação pode ser consultada aqui.

2.º Dia Aberto do Projeto +BDMIRA

dia aberto 2

Foi no passado dia 16 de setembro de 2020 que em Azenha do Mar, S. Teotónio, decorreu o 2.º Dia Aberto do Projeto +BDMIRA, sob o tema ‘Como ser competitivo com a cultura da batata-doce’, tendo participado técnicos, produtores e estudantes.

O evento, que teve como anfitriã a empresa parceira do projeto Atlantic Sun Farms, foi organizado em circuito, percorrendo os participantes 5 ilhas temáticas, sobre:

6ª reuniao 22 07 2020

A 6.ª reunião geral do projeto realizou-se a 22 de julho de 2020, em formato de telerreunião. Foram apresentadas e discutidas as atividades desenvolvidas pelos parceiros em 2020. Foram ainda ajustadas as atividades para o resto do ano, nomeadamente o 2.° Dia Aberto +BDMIRA, inicialmente agendado para julho e que foi adiado para o próximo mês de setembro e o manual da cultura da batata-doce que será apresentado no 2.º Congresso da Batata-doce, previsto para abril de 2021, no Rogil.

II Simpósio Ibérico de Engenharia Hortícola (SIbEH2020), Agricultura 4.0

Decorreu em Ponte de Lima, de 4 a 6 de março, o ‘II Simpósio Ibérico de Engenharia Hortícola’, onde foi apresentada a comunicação em painel ‘Interações em cenários de produção agrícola competitiva e sustentável. Um caso de estudo com a cultura da batata-doce’ da autoria de Paulo Brito da Luz, Maria Elvira Ferreira e Patrick Lenehan. O artigo será publicado nas Atas do evento.

O poster pode ser consultado aqui

O resumo da comunicação pode ser consultado aqui

O artigo pode ser consultado aqui - (Luz, P.B., FERREIRA, M.E., LENEHAN, P. (2020). Interações em cenários de produção agrícola competitiva e sustentável. Um caso de estudo com a cultura da batata-doce. Actas Portuguesas de Horticultura, 34:475-482)

Pág. 1 de 6