Numa organização conjunta com a Câmara Municipal de Aljezur (CMA), decorreu no passado dia 3 de junho, o 2.º Evento Final do Grupo Operacional ‘+BDMIRA – Batata-doce competitiva e sustentável no Perímetro de Rega do Mira: técnicas culturais inovadoras e dinâmica organizacional’, no Rogil, nas instalações do Grupo Recreativo Folclórico Amador do Rogil, sob o tema ‘Batata-doce competitiva e sustentável no Perímetro de Rega do Mira’.
Este evento foi estruturado de forma idêntica ao 1.º Evento Final, mas com a apresentação de resultados de um novo tema - qualidade e conservação pós-colheita, assim como da Mesa redonda.
A sessão de abertura contou com a presença do Presidente da CMA, José Manuel Gonçalves. O programa iniciou com uma sessão sobre ‘Boas práticas de produção’, onde foram apresentados os principais resultados do projeto, relativos aos temas ‘Viveiros e material vegetativo’ (José Grego da ESA/IPS), ‘Boas práticas de Fertilização’ (Anabela Veloso do INIAV), ‘Boas práticas de proteção da cultura - vírus’ (Margarida Teixeira Santos do INIAV) e ‘Qualidade e conservação pós-colheita’ (Claudia Sánchez do INIAV), moderada por Amílcar Duarte da Universidade do Algarve. Seguiu-se uma Mesa Redonda sobre ‘Comercialização e Valorização’, com a presença de produtores parceiros do projeto, o Presidente da Associação de Produtores de Batata-doce de Aljezur, Manuel Marreiros, o Diretor Adjunto da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Mário Dias e o Vereador da CMA, António Carvalho.
Foram ainda apresentados o vídeo intitulado ‘Boas práticas para a sustentabilidade da cultura da batata-doce’ e 11 Podcasts também sobre ‘Boas práticas agrícolas’. O livro ‘Batata-doce – Manual de boas práticas agrícolas’ foi igualmente divulgado neste evento. Todo este material de divulgação, assim como 26 Boletins técnicos e artigos técnico científicos publicados em revistas de divulgação, podem ser consultados no site do projeto em https://projects.iniav.pt/BDMIRA
O evento terminou com uma degustação de produtos feitos com batata-doce, demonstrado a grande versatilidade culinária deste produto, com forte tradição na região.
APRESENTAÇÕES:
- Boas práticas de fertilização da batata-doce
Anabela Veloso – INIAV, I.P.
- Projeto +BDMIRA. Batata-doce competitiva e sustentável no Perímetro de Rega do Mira: técnicas culturais inovadoras e dinâmica organizacional
Maria Elvira Ferreira – INIAV, I.P.
-
Qualidade e conservação pós-colheita de batata-doce
Claudia Sánchez – INIAV, I.P. - Boas práticas de proteção da cultura da batata-doce – vírus
Margarida Teixeira Santos – INIAV, I.P