5ª Reunião Ibérica de Pastagens e Forragens

5 reuniao iberica sppf

Foi apresentado um trabalho para divulgação dos resultados obtidos com o projeto LegForBov na 5ª Reunião Ibérica de Pastagens e Forragens, organizada pela Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens (SPPF) e pela Sociedad Española de Pastos (SEP) (subordinada ao tema “Pastagens e Territórios. Estratégias para a soberania alimentar e resiliência da paisagem" realiza-se de 17 a 20 de abril, entre Huelva, Espanha, e Algarve.

 

Programa 5ª Reunião Ibérica de Pastagens e Forragens PDF

 

 

Avaliação da produção de forragem e qualidade de diferentes misturas forrageiras para otimizar a produção de bovinos

 

Teresa Carita1*, João Paulo Carneiro1, Ana Barradas2 e José Santos Silva1

 

1INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Polo de Inovação de Elvas, Ap. 6, 7351-901 Elvas, Portugal; 2FERTIPRADO, Herdade dos Esquerdos, 7450-250 Vaiamonte, Portugal

e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Resumo

Os objetivos deste trabalho foram avaliar o potencial produtivo e o valor nutricional de diferentes misturas forrageiras de outono/inverno ricas em leguminosas, produzidas no Alentejo - Portugal.

Em campos experimentais do INIAV-Elvas (Herdade da Comenda) e durante duas campanhas agrícolas (2018-2019 e 2019-2020) semearam-se três misturas forrageiras (5 ha de cada) à base de gramíneas e leguminosas; uma para corte múltiplo (MixA) e duas para corte simples (MixB e MixC). Procedeu-se à avaliação da produção de matéria seca (MS), realizando cortes sequenciais ao longo das duas estações de crescimento. A biomassa forrageira de cada mistura foi amostrada 4 vezes (quatro tempos) na primeira estação de crescimento e 3 vezes (três tempos) na segunda. Registou-se em cada caso a produção de matéria verde e determinou-se a composição florística. Foram colhidas amostras do material vegetal, para determinação dos teores em MS, proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (NDF) e da digestibilidade in vitro da MS (Dig). Com base no conjunto de dados obtidos determinaram-se as regressões que melhor caracterizaram as evoluções das produções de matéria verde e de MS ao longo do tempo por unidade de área. Foram também estimadas as regressões para a evolução da composição química (percentagens na MS de PB e de NDF) e da digestibilidade, ao longo do período de crescimento das forragens.

Verificou-se que as equações de expressão da produção da fitomassa das 3 misturas (durante o intervalo entre cortes) foram lineares, que as produções médias de MS variaram entre 8300 e 8900 kg/ha aos 200 dias após a sementeira e que os melhores resultados foram obtidos com a MixA.

Relativamente aos teores de proteína, estes aumentaram até cerca dos 100 dias após a sementeira e em média, aos 150 dias após a sementeira os teores de proteína e de NDF das misturas foram da ordem de 16%, e de .40% respetivamente, e a digestibilidade da MS próxima de 75 %. 

Os resultados deste trabalho indicam que os níveis de produtividade e a evolução dos parâmetros de qualidade ao longo do ciclo produtivo foram semelhantes para as 3 misturas.

Palavras-chave: disponibilidade alimentar; composição florística; bromatologia

Financiamento:  Este trabalho é financiado Grupo Operacional: “LegForBov- Alimentos alternativos na produção de carne de bovino - PDR2020-101-031179” - PDR 2020 - Portugal 2020 - União Europeia.”

5b30a5d62f2ff 960x250 90 1