Para além dos ensaios produtivos realizados em condições de experimentação nas instalações do INIAV, na quinta fase do plano serão realizados mais 3 estudos em condições de produção comercial.
A ELIPEC selecionará 3 explorações produtoras de bovinos de carne que garantam o cumprimento dos protocolos experimentais onde uma das dietas selecionadas nos ensaios prévios será utilizada em comparação com o sistema convencional utilizado em cada caso.
À APAE caberá o acompanhamento das explorações e a recolha das amostras será feita no matadouro de Sousel sob coordenação do INIAV.
Esta fase corresponde a duas tarefas. A tarefa 9 será da responsabilidade do INIAV-Fonte Boa, da ELIPEC e da APAE corresponderá aos ensaios de produção, que decorrerão entre setembro de 2020 e julho de 2021.
A tarefa 10 será da responsabilidade do INIAV-Fonte Boa, da FMV-ULisboa e do CEBAL e corresponderá à avaliação das carcaças e à recolha das amostras no matadouro de Sousel e está prevista para dezembro de 2020 e abril e julho de 2021.