A 8 de julho de 2019, deram entrada na Fonte Boa (INIAV), um grupo de 32 vitelos cruzados Limousine x cruzado de Alentejano (16 machos e 16 fêmeas), destinados à realização do primeiro ensaio previsto com animais. Os vitelos foram provenientes de uma única exploração associadada da ELIPEC.
Para a realização do ensaio utilizaram-se 3 fenosilagens:
- uma mistura biodiversa resultante de um corte de inverno;
- uma mistura bidiversa resultante de um corte de primavera ;
- Trevo da Pérsia resultante de um corte de primavera.
As 3 dietas experimentais foram formuladas de modo a que 50% da MS fosse proveniente das fenosilagens e 50 % de um alimento concentrado composto que foi formulado de modo a que as dietas completas apresentassem um teor de 16% proteína na MS. Estas dietas completas foram comparadas com uma dieta Controle em que a base da alimentação foi um concentrado composto complementado com palha.
O ensaio iniciou-se no dia 4 de setembro de 2019, depois de 66 dias de adaptação às condições experimentais. Durante o periodo de ensaio, foi feito o controle diário da ingestão e quinzenal do peso.
O abate ocorreu entre 2 de dezembro de 2019 e 10 de fevereiro de 2020, no matadouro da Santacarnes em Santarém, quando os machos apresentaram pesos vivos próximos de 500 kg e as fêmeas de 400 kg.
A recolha das amostras fez-se na empresa MONTEBRAVO - Produção e comercialização de produtos alimentares S.A. em Torres Novas. As amostras foram processadas no INIAV (Fonte-Boa) e as análises foram realizadas pelo INIAV (Fonte-Boa), pela FMV-ULisboa e pelo CEBAL.
A recolha de informação referente a este primeiro ensaio só será concluída no final de 2020, mas os resultados já apurados sugerem que é possível obter bons índices zootécnicos com as dietas experimentais, reduzindo o consumo de alimentos concentrados.
O impacto da utilização de dietas ricas em fenosilagens nas caracteristicas da carcaças e na qualidade da carne foi muito reduzido, e não teve implicações no valor comercial dos novilhos. As alterações da composição da gordura da carne foram positivas,mas em valor absoluto as diferenças foram muito pequenas e provavelmente irrelevante e qianto ao valor nutricional da carne.