WebServices - Base de Dados INFOSOLO
O Open Geospatial Consortium (OGC) é um consórcio internacional dedicado ao desenvolvimento de padrões de interface de serviço web aberto para dados geoespaciais servidos pela internet.
O Open Geospatial Consortium (OGC) é uma organização de padrões de consenso voluntário internacional.
A missão do OGC é desenvolver, aprovar e manter padrões para tornar os seus mapas e dados geográficos relacionados disponíveis e partilháveis na internet. O uso de serviços e codificações OGC permite o acesso aberto a dados geográficos e funcionalidades de software, permitindo que as organizações incorporem os seus dados e serviços SIG em qualquer aplicativo em uma diversidade de dispositivos de fixos e móveis. Esses serviços e codificações abertas ajudam a melhorar a partilha e a interoperabilidade da informação geoespacial.
Um Web Map Service (WMS) é um padrão OGC que permite aos utilizadores aceder remotamente a imagens de mapas georreferenciados por meio de solicitações de protocolo de transferência de hipertexto (HTTP). Essas imagens não transferem valores de dados brutos, transferem imagens de navegação de resolução total que são úteis como imagens independentes ou como mapas de base em um programa de software SIG.
O INIAV disponibiliza um subconjunto de produtos de dados da coleção da base de dados INFOSOLO de imagem de resolução média como camadas de mapa WMS. Essas camadas podem ser solicitadas e visualizadas, via HTTPS, em um navegador de internet ou em um programa que se ligue e consuma camadas disponíveis em um servidor WMS.
Web Map Service (WMS) Cartografia de Solos de Portugal
https://portalgeo.iniav.pt/arcgis/services/cartografia/solos/MapServer/WMSServer
O Web Feature Service (WFS) é um padrão OGC que permite aos utilizadores criar, modificar e trocar informações geográficas em formato vetorial na internet usando HTTP. Um WFS codifica e transfere informações em Geography Markup Language (GML), um subconjunto do XML.
O padrão WFS define a estrutura para fornecer acesso e oferecer suporte a transações em recursos geográficos distintos de uma maneira que seja independente da fonte de dados subjacente. Por meio de uma combinação de operações de descoberta, consulta, bloqueio e transação, os usuários têm acesso aos dados espaciais e de atributos de origem de uma maneira que lhes permite interrogar, estilizar, editar (criar, atualizar e excluir) e baixar recursos individuais. Os recursos transacionais do WFS também oferecem suporte ao desenvolvimento e implantação de aplicativos de mapeamento colaborativo.
Para além dos WebServices (WMS) já disponíveis serão disponibilizados em breve novos WebServices (WMS e WFS) e também ligações para o descarregamento de ficheiros de dados para diferentes usos.
Vamos disponibilizar a curto prazo manuais de utilização dos diferentes serviços disponibilizados para servirem de apoio aos utilizadores que pretendam consultar os nossos dados.