Av. da República, Quinta do Marquês, 2780-157, Oeiras, Portugal | 214 403 500 | vespa@iniav.pt

Ensaios de campo

O projeto GESVESPA compreende a realização de ensaios de campo para a caraterização de armadilhas entomológicas para captura da Vespa velutina.

O objetivo primordial destes ensaios é a identificação do melhor método de captura intensiva da vespa, ao longo do seu ciclo de vida.

Os ensaios realizados em campo permitiram obter alguma informação acerca da eficácia das armadilhas testadas, bem como dos iscos utilizados, permitindo inclusive avaliar o impacto destas armadilhas e iscos na biodiversidade, tanto pelo número de Vespa velutina obtido nas capturas como pelo número de outros insetos, nomeadamente abelhas (Apis mellifera). Para tal colocaram-se 3 repetições de 5 modelos distintos de armadilhas com diferentes iscos ao longo de um ano, por períodos de 5 semanas, num apiário com 25 colónias instaladas em modelo lusitana, situado em Viana do Castelo.

 

No que respeita aos impactos da vespa-asiática sobre a atividade apícola desenvolveu-se um sistema de monitorização da atividade de quatro colónias instaladas no apiário GESVESPA (ver separador APIS). A evolução do peso das colónias, a atividade na tábua de voo, complementadas com os dados de temperatura e humidade internas permitem numa escala temporal avaliar o impacto da pressão de predação da Vespa velutina.

Esta ação está diretamente relacionada com o objetivo: Avaliação do impacto da vespa-asiática sobre os ecossistemas e sobre os serviços de polinização que suportam.

 

Este projeto é financiado por:
  • Poseur
  • Portugal 2020
  • União Europeia