Proteção Civil de Santarém mostra ninho de vespa asiática desmantelado em escola

O Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Santarém realizou na manhã desta quarta-feira, 4 de dezembro, uma sessão pública de esclarecimento sobre a Vespa Asiática, onde mostrou um ninho desmantelado recentemente na Escola do Mergulhão, em Vale de Estacas.

A sessão incluiu uma apresentação do Coordenador Municipal de Proteção Civil de Santarém, José Guilherme, também comandante dos Bombeiros Sapadores de Santarém, que falou sobre a vespa velutina no município de Santarém e o papel da proteção civil.
abelhas asiaticas mergulhãoTécnicos da empresa Genearca, que colabora com a autarquia na eliminação deste tipo de ninhos, explicaram o trabalho desenvolvido no concelho no combate a esta espécie invasora e a fisiologia e métodos de combate à sua dispersão por toda a região.

Recorde-se que o Serviço Municipal de Proteção Civil de Santarém foi chamado no dia 17 de novembro para destruir um ninho de vespa asiática situado na zona de jogo e recreio da Escola do Mergulhão, em Vale de Estacas, próximo do Hospital Distrital de Santarém.

A vespa asiática, ou vespa velutina, uma espécie invasora predadora da abelha europeia, a mais comum em todo o Continente, está a propagar-se sobretudo pelo Norte e Centro do país, já com ninhos identificados em todos os concelhos do distrito de Santarém.

ninho vespa asiatica santarem2