CORONAVÍRUS dos animais e do Homem

Duas plataformas para sensibilização e aprendizagem de conceitos simples relacionados com a biologia particular dos Coronavírus do Homem e dos Animais. 

Um livro e um jogo para seu usufruto!

'Este é um livro para todas as idades, para os fascinados pelo tema das doenças infeciosas. Será recomendado por professores e académicos que certamente o farão com tanto entusiasmo quanto eu faço agora'

Pedro Simas

Este jogo pretende constituir uma ferramenta educacional que permita explorar conceitos sobre prevenção e transmissão das doenças causadas por coronavírus que afetam o homem e os animais.

2ª edição do livro publicada também na Casa das Ciências

www.casadasciencias.org

Livro disponível em várias outras línguas europeias (nomeadamente para Inglês, Francês, Espanhol, Italiano, Servo-Croata e Alemão), tendo as traduções sido financiadas pela Ação COST CA17127 EuroScitizen.

Coordenação da edição: Margarida Duarte e Teresa Nogueira

Coordenação da tradução: Teresa Nogueira

Image
Image

EM DESTAQUE

Entrevista na Antena 1 - 23 Janeiro 2021

Um livro digital e um jogo de tabuleiro sobre a Covid e o trabalho do investigador João Dias em Cabo Verde.

Os Dias do Futuro

Série de programas semanal, na Antena 1, focado nos investigadores, na inovação e nos projetos de desenvolvimento.Inclui o programa "Ponto de Partida".

Veja aqui no no nosso player á direita  ou na ligação abaixo para RTP Play.

LIVRO SOBRE O CORONAVÍRUS DOS ANIMAIS E DO HOMEM

evolução e patogenia do vírus e prevenção de doença

Image

SOBRE O LIVRO

Este livro é fantástico! Porque está bem escrito, é cientificamente rigoroso, bem organizado e com grafismo elegante. Mas o que mais me impressiona é esta visão integrada da patogénese e ecologia do coronavírus que este grupo de veterinários, biólogos e médicos captam tão bem: entender as doenças infeciosas nas várias espécies animais e sua relaçãodinâmica com os seres humanos.

Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, pois precisam de um hospedeiro para se replicar e disseminar. Por isso têm evoluído em paralelo com todas as outras formas de vida desde a sua origem, e quando surgem num novo hospedeiro não o fazem por geração espontânea, mas sim porque ultrapassaram a barreira da espécie à qual estavam limitados. Foi exatamente o que aconteceu com a atual pandemia por SARS-CoV-2. O vírus ultrapassou a barreira de uma espécie animal, provavelmente uma espécie de morcego ainda não identificada, e ganhou a capacidade de infetar o Homem.

Pedro Simas

Preâmbulo do Jogo

Este jogo pretende constituir uma ferramenta educacional que permita explorar conceitos sobre prevenção e transmissão das doenças causadas por coronavírus que afetam o homem e os animais. Embora esta atividade tenha sido concebida e desenvolvida para entretenimento e lazer, não pretende trivializar, desvalorizar ou desrespeitar o impacto que a COVID-19 tem tido na vida de tantas pessoas em todo o planeta. Pelo contrário, o seu objetivo é aumentar a compreensão e reforçar as ações e comportamentos que previnem a disseminação da doença.

Público alvo:  Qualquer pessoa acima dos 10 anos de idade.

Para além do contexto lúdico, esta atividade pode ser explorada no contexto de ensino em Escolas do ensino básico e secundário, em Centros e Museus de Ciência, em atividades de tempos livres e campos de férias.

INSTRUÇÕES

Instruções

Este jogo pode ser jogado por 2 a 6 jogadores. Recomenda-se a impressão do tabuleiro e das cartas a cores, em papel de maior gramagem. As cartas deverão ser recortadas, e separadas por tipo. As cartas de cada baralho deverão ser bem baralhadas antes de cada jogo. Para jogar, deverá dispor de dois dados e de peões em número igual ao número de jogadores.

AUTORES

Image
Image
Image
Margarida Duarte (INIAV/CIISA)
Image
Image
Image
Image
Teresa Nogueira (INIAV/cE3c)
Image
Image
Image
Ana Botelho (INIAV)
Image
Image
Image
Sandra Cavaco (INIAV)
Image
Image
Image
Image
Ana Duarte (FMV/CIISA)
Image

Image
Image
Patrícia Santos (DGAV)
Image
Image
Image
Rita de Sousa (INSA)
Image
Image
Image
Sara Portela (NHS)
Image
Image
Celina Botelho (Graphic Designer)

PATROCINADORES

Client 1
Client 2

CONTACTOS

Logo INIAV

  Av. da República, Quinta do Marquês
      2780-157 Oeiras

   Tel: (+351) 214 403 500

INIAV
  E-mail: margarida.duarte@iniav.pt