Batata-doce competitiva e sustentável no Perímetro de Rega do Mira: técnicas culturais inovadoras e dinâmica organizacional PDR2020-101-031907 1.0.1 - Grupos Operacionais
Decorreu online, de 26 a 28 de janeiro, o ‘XV Portuguese-Spanish Symposium on Plant Water Relations’, onde foi apresentada a comunicação em painel intitulada ‘Quantity and quality of sweetpotato crop irrigation water’ da autoria de Paulo Brito da Luz, Anabela Veloso, Raquel Mano e Maria Elvira Ferreira.
No dia 7 de dezembro, decorreu em formato on-line a apresentação do livro ‘Batata-doce. Manual de boas práticas agrícolas’, recentemente publicado, numa edição do INIAV, I.P..
A sessão contou com os contributos de Custódia Correia, Coordenadora da Rede Rural Nacional, Fernando Costa, Diretor geral da NativaLand e Pedro Louro, técnico da Associação de Produtores de Batata-doce de Aljezur (APBDA). Todos os oradores testemunharam o muito agrado pela edição do manual e da sua utilidade para potenciar a valorização da cultura da batata doce em Portugal.
No final, Maria Elvira Ferreira, que coordenou o Manual e Responsável do Grupo Operacional +BDMira, do INIAV, I.P., fez uma breve apresentação do livro, nomeadamente sobre o conteúdo dos seus quatro capítulos, com referência ainda ao glossário com 171 entradas e aos 9 anexos que completam alguma da informação dos capítulos.
A apresentação sobre o conteúdo do Manual pode ser descarregada aqui.
Apresentação on-line do livro "Batata-doce. Manual de boas práticas agrícolas"
O livro ‘Batata-doce. Manual de boas práticas agrícolas’ publicado no âmbito do Grupo Operacional +BDMira ‘Batata-doce competitiva e sustentável no Perímetro de Rega do Mira: técnicas culturais inovadoras e dinâmica organizacional’, será apresentado no dia 7 de dezembro de 2021 (3.ª feira), pelas 16h00 em formato on-line.
A convite da organização das Jornadas Técnicas da anona, maçã, batata-doce e do maracujá que decorreram de 4 a 6 de novembro no Funchal, Maria Elvira Ferreira apresentou uma comunicação intitulada ‘Produção sustentável de batata-doce. Boas práticas agrícolas’ e uma sessão de campo sobre ‘Importância da escolha das cultivares de batata-doce: do produtor ao consumidor’.
Foram umas jornadas muito participadas, com permuta de informação, o que permitiu estabelecer as diferenças de tecnologias de produção nas diferentes regiões produtoras.
A sessão de campo decorreu no Centro de Horticultura das Preces, onde estão conservadas ex-situ variedades locais de batata-doce, pertencentes ao acervo do BG ISOPlexis – banco de germoplasma, sendo possível observar os diferentes caracteres morfológicos de todas elas.
O Festival FIC.A – Festival Internacional de Ciência, decorreu de 12 a 17 de outubro de 2021, no Palácio e Jardins do Marquês de Pombal, em Oeiras conta nesta sua edição de estreia com o Alto Patrocínio da Presidência da República.
Neste Festival que é um exemplo nacional e mundial da celebração da ciência e do conhecimento com a sociedade, o Projeto +BDMira esteve presente durante a tarde de 14 de outubro, no Stand do INIAV, I.P., para divulgação do projeto a alunos de Escolas e ao público em geral.
O tema escolhido para as atividades foi ‘Batata-doce: cada cor seu paladar?’ tendo sido divulgados os 26 Boletins Técnicos publicados no âmbito do projeto e raízes de batata-doce de diversas cores, sendo explicada a sua composição em termos de pigmentos e nutrientes. Foi também exibido o vídeo do Projeto, o qual ficou, em exibição no Stand do INIAV, I.P. até ao fim do festival.