Convite Manual batata doce 7 12 2021


Apresentação on-line do livro "Batata-doce. Manual de boas práticas agrícolas"

 

O livro ‘Batata-doce. Manual de boas práticas agrícolas’ publicado no âmbito do Grupo Operacional +BDMira ‘Batata-doce competitiva e sustentável no Perímetro de Rega do Mira: técnicas culturais inovadoras e dinâmica organizacional’, será apresentado no dia 7 de dezembro de 2021 (3.ª feira), pelas 16h00 em formato on-line.

       

A convite da organização das Jornadas Técnicas da anona, maçã, batata-doce e do maracujá que decorreram de 4 a 6 de novembro no Funchal, Maria Elvira Ferreira apresentou uma comunicação intitulada Produção sustentável de batata-doce. Boas práticas agrícolas e uma sessão de campo sobre Importância da escolha das cultivares de batata-doce: do produtor ao consumidor’.

Foram umas jornadas muito participadas, com permuta de informação, o que permitiu estabelecer as diferenças de tecnologias de produção nas diferentes regiões produtoras.

A sessão de campo decorreu no Centro de Horticultura das Preces, onde estão conservadas ex-situ variedades locais de batata-doce, pertencentes ao acervo do BG ISOPlexis – banco de germoplasma, sendo possível observar os diferentes caracteres morfológicos de todas elas.

A apresentação pode ser consultada aqui

 

"Jornadas Técnicas da anona, maçã, batata-doce e do maracujá" - Maria Elvira Ferreira

"Jornadas Técnicas da anona, maçã, batata-doce e do maracujá" - visita de campo

 

O Festival FIC.A – Festival Internacional de Ciência, decorreu de 12 a 17 de outubro de 2021, no Palácio e Jardins do Marquês de Pombal, em Oeiras conta nesta sua edição de estreia com o Alto Patrocínio da Presidência da República.

Neste Festival que é um exemplo nacional e mundial da celebração da ciência e do conhecimento com a sociedade, o Projeto +BDMira esteve presente durante a tarde de 14 de outubro, no Stand do INIAV, I.P., para divulgação do projeto a alunos de Escolas e ao público em geral.

O tema escolhido para as atividades foi ‘Batata-doce: cada cor seu paladar?’ tendo sido divulgados os 26 Boletins Técnicos publicados no âmbito do projeto e raízes de batata-doce de diversas cores, sendo explicada a sua composição em termos de pigmentos e nutrientes. Foi também exibido o vídeo do Projeto, o qual ficou, em exibição no Stand do INIAV, I.P. até ao fim do festival.

.

 

 

A 8.ª reunião geral do projeto realizou-se a 15 de setembro de 2021, em formato de videoconferência. Discutiu-se o evento para apresentação do Manual que está pronto para ir para a gráfica, assim como o evento final do projeto que se pretende seja presencial. Para que estes dois eventos decorram como planeados, decidiu-se solicitar a prorrogação do projeto até 30/06/2022, possibilitando também uma maior divulgação dos resultados do projeto.

 

8.ª reunião geral do projeto

A 7.ª reunião geral do projeto realizou-se a 25 de janeiro de 2021, em formato de videoconferência . Foram apresentadas e discutidas as atividades desenvolvidas em 2020 e programadas as de 2021, com especial ênfase para o manual e o evento final de fecho do projeto.

 

7.ª reunião geral do projeto

Pág. 1 de 7