ptdaenfres

Bem vindos ao projeto AquaRAM

 

Antimicrobial Resistance Determinants in Aquaculture Environments

Sobre o projeto

Resultados esperados

A epidemiologia da resistência antimicrobiana e o risco associado para a saúde pública nestas zonas de intensa atividade de aquacultura, servirá de base a políticas científica robustas que contribuirão para a sustentabilidade da indústria de aquacultura e para a redução dos riscos para a saúde pública.

Objetivo Principal

Neste estudo exploratório pretende-se obter informação sobre a presença de resíduos de antibióticos, de bactérias resistentes aos antibióticos e de genes de resistência a antimicrobianos em explorações de aquacultura nos estuários do Sado, Tejo, Lima e Ria de Aveiro e avaliar o correspondente impacto na saúde pública.

Atividades

Explorações de aquacultura serão selecionadas nos diferentes estuários e amostras de sedimento das explorações, de conteúdo intestinal de douradas e de músculo de peixe e de ostras serão sujeitas a análises para pesquisa de resíduos de antibióticos, de bactérias resistentes a antibióticos e de genes de resistência antimicrobiana.

Aquacultura

Aquacultura ou aquicultura é a produção de organismos aquáticos, como peixes, moluscos, crustáceos, anfíbios, répteis e plantas aquáticas para uso do homem. Esta atividade é praticada há muito tempo, existindo registros de que os chineses já a conheciam vários séculos antes de nossa era e de que os egípcios já criavam a tilápia-do-nilo (Sarotherodon niloticus) há 4000 anos.

Duração do projeto

O projeto AquaRAM foi aprovado no dia 05/06/2018, teve início em 30/10/2018 e data de conclusão em 29/10/2022.

Cofinanciado por:

Entidades beneficiárias