Slide item 2
Slide item 3
Slide item 4
Slide item 5
Slide item 6
Slide item 8
Slide item 9
Slide item 10
Slide item 11
Slide item 12
Slide item 13
Slide item 14
Slide item 15
Slide item 16
Slide item 17
Slide item 18
Slide item 19
Slide item 20
Slide item 21
Slide item 22

ALT20-03-0246-FEDER-000011 - NEW Cast Rootstocks

O projecto ALT20-03-0246-FEDER-000011 - NEW Cast Rootstocks , aprovado pela Comissão Directiva do Programa Operacional do Alentejo 2020, tem um investimento elegível total de 361.764,00 €, com comparticipação FEDER 85% , para dois anos, tendo o INIAV como beneficiário.

Visa a criação de uma unidade piloto de demonstração, na região de Marvão, Freguesia de São Salvador da Aramenha, para divulgação de um novo produto: uma nova geração de porta- enxertos de castanheiro, com pedigree, com caracterização molecular e resistência à doença da tinta, seleccionados do programa de melhoramento genético, para a resistência a Phytophthora cinnamomi, agente causal da doença da tinta, iniciado pelo INIAV em 2006.

A operação tem como objetivo estratégico transferir novos conhecimentos e tecnologias, gerados no âmbito da I&D, para o tecido empresarial, envolvendo a criação de um projeto-piloto demonstrador, acções setoriais de experimentação e ações de difusão de informação científica e tecnológica para o lançamento do novo produto com valor acrescentado.

De carácter marcadamente demonstrativa, a operação inclui a criação de uma unidade piloto, genericamente constituída por uma estufa, zona de ensombramento e campo de 1,2 hectares, para demonstração da técnica de produção, bem como para avaliar a performance do novo produto em condições de campo.

A estufa inclui, entre outras, os seguintes equipamentos e sistemas: túneis de aclimatação, bancadas móveis com aquecimento, fertirrega, ecrãs térmicos. O campo de ensaio inclui estação meteorológica e sondas de controlo de humidade do solo e teor hídrico da folha, para estudar a eficiência do uso da água e determinar dotações ideais de rega. No campo de ensaio, instalado com sistema de rega gota-a gota e fertirrega, vai ser avaliada a performance dos clones melhorados, enxertados com as 3 principais variedades comercializadas: Longal, Martaínha, Judia e as variedades da região, Bária e Colarinha.

A unidade piloto é alimentada por um sistema energético híbrido: solar/eléctrico.

 

Logo INIAV