OBJETIVOS

Image
Image
Image
Image
Image

Este projeto tem como objetivo implementar um LIVING LAB (LL), associado a Piloto de Desenvolvimento Experimental e Demonstração sobre ‘Efluentes e coprodutos da atividade agropecuária‘

Estas Unidades funcionarão, numa lógica top down, para criar e transferir conhecimento para o sector agropecuário, através de investigação aplicada e de prestação de serviços técnicos especializados em ambiente de multiatores e adaptadas a necessidades locais, regionais ou nacionais. O paradigma da inovação será uma prioridade orientada no sentido de uma aplicação sustentável dos recursos.
Respondendo a questões específicas de gestão de efluentes e de coprodutos, para uma avaliação experimental em escala (TRL 6-7) do impacto de soluções emergentes nos diferentes processos a desenvolver e a diferentes níveis. Permitirá a avaliação de cenários de qualidade de substratos vs tecnologias desenvolvidas vs valorização de coprodutos resultantes e impactos na cadeia de valor. Responderá às LA 5.1, 5.3, 5.4 e 5.5.

LIVING LAB 5.1 - Efluentes e coprodutos da atividade agropecuária – Fertilizantes orgânicos

Objetivos operacionais:

  • Reduzir a pressão da atividade agrícola na utilização dos recursos naturais;
  • Reduzir os custos de eliminação, transformando subprodutos em benefícios;
  • Desenvolver novos produtos, processos e serviço inovadores, de maior valor acrescentado numa abordagem holística de cascata de valor e respeitando os princípios da bioeconomia sustentável.

Objetivos:

Promoção do desenvolvimento de fertilizantes orgânicos, compostagem local, incremento da fertilidade, estrutura, microbioma, resiliência, sequestro de carbono, redução da poluição do ar, gestão e proteção da qualidade dos ecossistemas.
Este projeto visa uma abordagem de valorização de recursos, focada nos diferentes interesses que convergem na produção e gestão adequada e integrada dos efluentes e coprodutos gerados na atividade agropecuária, assegurando o desenvolvimento sustentável, a nível regional/nacional. Uma compartimentação do sistema de produção intensiva e desenvolvimento de Unidades de Experimentação/ Demonstração integradas em LL, responderão a questões específicas de gestão/valorização daqueles produtos e ajudarão os diferentes atores no cumprimento das imposições legais/normativos. As soluções propostas preveem:

  • Implementação de um ‘Living Lab’ no Pólo de Inovação da Fonte Boa - Estação Zootécnica Nacional, associado a Pilotos de Desenvolvimento Experimental e Demonstração para tratamento/valorização de efluentes ou de coprodutos da atividade agropecuária, numa abordagem em scale up com diversidade de parcerias (continuidade do GoEfluentes). Este Pólo pelas suas caraterísticas, atividades de inovação e de experimentação, e compartimentação bem identificada terá o ambiente pretendido para atuação como Pólo Central do LL.
  • Implementação de soluções tecnológicas de valorização de efluentes e de coprodutos da atividade agropecuária, para avaliação à escala semi-industrial, do impacto de soluções emergentes nos diferentes processos a desenvolver e a diferentes níveis: valorização, redução das emissões de GEE e amoníaco, circularidade dos processos desenvolvidos e dos produtos obtidos.

Parcerias LivingLAB

Financiamento

Image
Image
Image
Image

Informações

Email: dlsi@iniav.pt

©2023 copyright: INIAV, I.P.