ENQUADRAMENTO
A Coordenação do LIVING LAB será do INIAV, através do Pólo de Inovação da Fonte Boa. A parceria envolve um total de 12 parceiros, organizados nas diferentes valências necessárias para o cumprimento dos objetivos propostos.
A intensificação dos sistemas agrícolas, pecuários e agroindustriais em algumas regiões, torna imperiosa a procura de soluções para a valorização dos respetivos efluentes e coprodutos agropecuários, visando a redução do seu impacto ambiental e o desenvolvimento sustentável de novos produtos. Em Portugal existem zonas identificadas com elevada densidade de explorações intensivas, muitas vezes com área insuficiente para aplicação dos efluentes produzidos, havendo necessidade da sua valorização e subsequente exportação. A aplicação de más práticas agrícolas, nomeadamente na fertilização e gestão de efluentes pecuários, com perda de eficiência e aumento de custos leva a uma perda de nutrientes para o meio hídrico, induzindo poluição e eutrofização das águas por nitratos e fósforo bem como emissões atmosféricas adicionais de amoníaco, óxido nitroso Página 3/10 e metano. A qualidade da água disponível para regadio está fortemente ameaçada e dependente da gestão eficiente dos efluentes provenientes das áreas agrícolas existentes na sua área envolvente. O baixo teor de matéria orgânica dos solos leva à depleção da sua resistência perante a erosão, com transferência de material sólido e de substâncias químicas dos solos para as massas de água a jusante, conducente a degradação da sua qualidade e a colmatação das zonas de armazenamento. Dificuldade na implementação de Programas de Ação visando o sistema integrado de gestão da fertilização e efluentes pecuários pelo setor agropecuário em Portugal, com incumprimento e penalizações para o setor. Risco de incumprimento das metas do Pacto Ecológico Europeu para 2030 e objetivos específicos de clima e ambiente da PAC, e da Economia Circular em matéria de redução. Será pertinente, a criação de Unidades Piloto no domínio da valorização de efluentes e coprodutos da atividade agropecuária, numa lógica de Economia Circular e de resíduo zero associada à valorização dos fluxos gerados na atividade agropecuária intensiva.
Linhas de ação
LIVING LAB 5.1 - Efluentes e coprodutos da atividade agropecuária
Fertilizantes orgânicos
LIVING LAB 5.3 - Efluentes e coprodutos da atividade agropecuária
Biogás
LIVING LAB 5.4 - Efluentes e coprodutos da atividade agropecuária
Biorrefinarias e pequenas centrais de biomassa
otimizar a utilização de agrobiomassas não competindo com a cadeia alimentar (humana e animal), desenvolver novos processos e novos
produtos de maior valor acrescentado, apostar na digitalização, e em pequenas centrais de produção de energia (calor/eletricidade).