T2 - Caracterização fenotípica

 

Imagem4      

Data de início:  01-07-2016

Data de fim: 31-05-2018

Duração: 22 meses

 

O principal objetivo desta tarefa é avaliar as características fenotípicas de ovelhas Assaf do rebanho da Fertiland, explorado em regime semi-intensivo no Alentejo (Vaiamonte): produção de leite; composição do leite (gordura, proteína, lactose, sólidos totais, caseína total, conteúdo de ureia, e contagem de células somáticas), pH, parâmetros tecnológicos de aptidão leiteira (tempo de coagulação, firmeza, taxa de endurecimento) e rendimento queijeiro; e perfil metabólico (NEFA, BHBA, GH e insulina) nas ovelhas genotipadas, ao longo da lactação.

Resultados esperados

Com esta operação espera-se recolher dados que permitam estabelecer parâmetros produtivos e fisiológicos, e indicadores económicos para a produção de leite em ovelhas Assaf exploradas no Alentejo. Esta informação permitirá traçar a curva de lactação das ovelhas, que correlacionada com os parâmetros metabólicos medidos, indicará o desajustamento fisiológico de picos de lactação demasiado elevados e permitirá, em conjunto com a avaliação da CC das ovelhas, melhorar a decisão relativa à gestão alimentar, considerando a suplementação e a mobilização das reservas corporais.

A composição do leite e o rendimento queijeiro fornecerão informação sobre a quantidade potencial de queijo produzida, enquanto a caracterização da aptidão tecnológica é importante para ajustar a tecnologia do fabrico de queijo ao longo do ano. Os resultados desta tarefa serão analisados estatisticamente (na tarefa 3) considerando os genótipos das ovelhas para todos os SNPs analisados de tarefa 1.

Membros da equipa de investigação nesta tarefa

Carlos Carmona Belo

Ana Teresa Belo

José Ribeiro

Maria do Rosário Marques

António Júlio