ENQUADRAMENTO

Tirando partido de todos os avanços científicos e das novas ferramentas disponíveis relacionadas com as tecnologias de sequenciação, juntamente com os resultados encorajadores que a equipa obteve em projetos anteriores, oprojeto RESISCAST visa obter novo conhecimento para a compreensão dos mecanismos de resistência do género Castanea a Phytophthora cinnamomi Pc, com o objetivo de identificar marcadores moleculares associados à resistência a Pc para ulterior Seleção Assistida, por Marcadores Moleculares. O objetivo é acelerar o processo de seleção e produção de novos genótipos, selecionados a partir do programa de melhoramento em curso, baseado em cruzamentos controlados entre Castanea crenata, castanheiro japonês resistente utilizado como dador de resistência e C.sativa susceptível. Os novos genótipos híbridos, com resistência aumentada ao agente patogénico, serão lançados no mercado, como porta-enxertos melhorados, para responder à elevada procura destes materiais de propagação que existe em Portugal e nana Europa.

O castanheiro é uma espécie de uso múltiplo com grande impacto económico, por constituir um rendimento importante para as populações rurais de montanha do Mediterrâneo, por vezes o único rendimento das explorações agrícolas, contribuindo para inverter a tendência de despovoamento dessas regiões. Possui elevado valor ecológico e é uma importante barreira para a progressão do fogo. Desde o século passado, tem-se verificado um grave declínio da área de produção de castanheiro, bem como na sua produtividade, no Sudoeste da Europa. As principais ameaças que contribuem para este cenário são as doenças e pragas: a doença da tinta (Phytophthora spp), a doença da cancro (Cryphonectria parasitica (Murr.) M.E. Barr) e a vespa das galhas (Dryocosmus kuriphilus (Yasumatsu)). Para os dois últimos, o controle biológico vem sendo utilizado com sucesso, em diferentes países europeus. Pelo contrário, para as espécies do género Phytophthora não há opção conhecida de controlo biológico, acrescentando o fato deque para lidar com diferentes hospedeiros as espécies de Phytophthora desenvolveram sofisticados mecanismos para manipular as células vegetais e causar infeções; com uma interação biotrófica inicial com a planta hospedeira e mais tarde mudando para um estilo de vida necrotrófico destrutivo.

Esta proposta é o seguimento de projetos anteriores financiados pela FCT: PTDC-AGR / CFL_101707/2008 “Understanding disease resistance to Pc in Castanea spp”, e ProDer, PA45965 “Development of processes and technologies for the production of chestnut

rootstocks with improved resistance to ink disease" e PA53593" INOVCAST “Innovation in the nut production chain”desenvolvidos pela equipa principal desta proposta, em ligação com investigadores Americanos envolvidos programa de melhoramento para a resistência ao cancro em castanheiro Americano.