O ENQUADRAMENTOdo Projeto.
A doença da murchidão do pinheiro (DMP) é uma das maiores ameaças para as florestas de coníferas em todo o mundo e com um forte impacto económico no país. Além disso, a preocupação com as possíveis repercussões desta doença é de âmbito europeu. A doença resulta de uma complexa interação entre três agentes biológicos muito distintos: o nemátode da madeira do pinheiro (NMP), Bursaphelenchus xylophilus, o seu inseto-vector, Monochamus galloprovincialis e a árvore hospedeira, Pinus spp.
O NMP alimenta-se dos fungos do azulado da madeira que habitam o hospedeiro para aumentar a sua taxa de reprodução e superar a resistência da árvore. Uma vez que essas relações não têm sido investigadas, PineEnemy irá focar-se no esclarecimento da estrutura e dinâmica das interações entre o nemátode e comunidade fúngica que lhe está associada, com o objetivo de melhor compreender o complexo da DMP. Serão selecionados três locais de estudo, em zonas consideradas como focos graves da doença em Portugal, e a amostragem prevista irá permitir a análise completa da micoflora de pinheiros afetados pelo NMP. Serão ainda capturados M. galloprovincialis para estudo do transporte forético de fungos e a sua relação com o transporte de NMP. Do mesmo modo, o conteúdo intestinal dos nemátodes será amostrado quanto à presença de fungos usados como fonte de alimento pelo NMP na sua fase micetófaga obrigatória.
A micobiota será avaliada através de duas abordagens distintas e complementares: com isolamento dos fungos em cultura e através de métodos não-cultiváveis, com análise metagenómica, por sequenciação massiva de amostras relevantes. Os isolados obtidos, com particular ênfase nos fungos do azulado da madeira, constituirão uma coleção a ser caracterizada e identificada por métodos fenotípicos e moleculares. O papel dos isolados relevantes no ciclo de vida do NMP será avaliado tanto in vitro como através de ensaios em estufa.
A equipa do projeto reúne investigadores do INIAV, que desde o início liderou a pesquisa da doença causada pelo NMP, tanto a nível nacional como europeu, nas áreas de Nematologia, Micologia e Entomologia. Em particular, o IR (ML Inácio) possui uma vasta experiência no estudo das interações entre agentes bióticos tendo a capacidade de planear e coordenar as tarefas do projeto. A equipa conta também com o Prof M Mota e C Vicente (Univ Évora), com experiência na investigação das comunidades microbianas associadas ao NMP. A equipa de consultores é composta por um investigador com forte know-how em NGS e bioinformática (Univ Tuscia, IT) e um patologista florestal de renome mundial (Univ Aberdeen UK).
PineEnemy irá gerar um conhecimento mais robusto sobre as diferentes fases do ciclo de vida de B. xylophilus e a teia de interações que estabelece como o seu insecto-vector, as comunidades de fungos e as árvores em declínio, visando contribuir para a implementação de novas abordagens para o controle da doença que tem devastado as florestas de pinheiro.