OBJETIVOS

Objetivos

Objetivo geral do projeto

Investigar a influência da composição e da estrutura da comunidade de protozoários ruminais na produção de metano por borregos em crescimento alimentados com uma dieta convencional de engorda, rica em cereais e com baixo teor em forragem.

Objetivos Específicos

  • Identificar e explorar as relações entre vários grupos de protozoários ruminais e a produção de metano por borregos;
  • Identificar e explorar relações entre a estrutura ecológica da comunidade de protozoários e a produção de metano por borregos;
  • Identificar e explorar relações entre as diferentes comunidades do microbioma ruminal (protozoários, arqueias metanogénicas, eubactérias e fungos) que podem influenciar a produção de metano, a digestão e fermentação do alimento no rúmen, o metabolismo lipídico e a produtividade animal.
Image

Resultados esperados

Os resultados a alcançar fornecerão suporte científico para a elaboração de estratégias produtivas sustentáveis, promotoras da redução das emissões de metano pelos ruminantes, considerando também a saúde, o bem-estar animal e a qualidade nutricional dos produtos.

Embora recente no INIAV, esta linha de investigação visa contribuir para o suporte científico de estratégias que permitam alcançar os objetivos nacionais e internacionais de redução das emissões de Gases com Efeito de Estufa e aumentar a sustentabilidade da produção animal.