CORONAVÍRUS dos animais e do Homem
Duas plataformas para sensibilização e aprendizagem de conceitos simples relacionados com a biologia particular dos Coronavírus do Homem e dos Animais.
Um livro e um jogo para seu usufruto!
'Este é um livro para todas as idades, para os fascinados pelo tema das doenças infeciosas. Será recomendado por professores e académicos que certamente o farão com tanto entusiasmo quanto eu faço agora'
Pedro Simas
Este jogo pretende constituir uma ferramenta educacional que permita explorar conceitos sobre prevenção e transmissão das doenças causadas por coronavírus que afetam o homem e os animais.
2ª edição do livro publicada também na Casa das Ciências
Livro disponível em várias línguas europeias (nomeadamente em inglês, francês, espanhol, italiano, servo-croata e alemão) na biblioteca Zenodo, tendo as traduções sido financiadas pela Acão COST CA17127 EuroScitizen.
Coordenação da edição: Margarida Duarte e Teresa Nogueira
Coordenação da tradução: Teresa Nogueira
Investigadoras do INIAV recebem prémio de Mérito da Casa das Ciências
Casa das Ciências - Coronavírus dos animais e do Homem (casadasciencias.org)
O livro “Coronavírus dos Animais e do Homem”, e o jogo “BEAT Corona”, editados pelo INIAV, receberam, no passado dia 14 de dezembro, o Prémio de Mérito de melhor recurso educativo de 2022 da Casa das Ciências.
A cerimónia de entrega deste prémio decorreu no Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto coordenada pelo Presidente da Comissão Organizadora dos Encontros Casa das Ciências, Professor Manuel Luís da Silva Pinto.
Estes dois recursos foram concebidos por investigadoras do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, da Direção Geral de Alimentação e Veterinária, do Instituto Nacional de Saúde Dr Ricardo Jorge e do Harrogate Hospital de Leeds, no Reino Unido.
EM DESTAQUE
Entrevista na Antena 1 - 23 Janeiro 2021
Um livro digital e um jogo de tabuleiro sobre a Covid e o trabalho do investigador João Dias em Cabo Verde.
Os Dias do Futuro
Série de programas semanal, na Antena 1, focado nos investigadores, na inovação e nos projetos de desenvolvimento.Inclui o programa "Ponto de Partida".
Veja aqui no no nosso player á direita ou na ligação abaixo para RTP Play.
LIVRO SOBRE O CORONAVÍRUS DOS ANIMAIS E DO HOMEM
evolução e patogenia do vírus e prevenção de doença
SOBRE O LIVRO
Este livro é fantástico! Porque está bem escrito, é cientificamente rigoroso, bem organizado e com grafismo elegante. Mas o que mais me impressiona é esta visão integrada da patogénese e ecologia do coronavírus que este grupo de veterinários, biólogos e médicos captam tão bem: entender as doenças infeciosas nas várias espécies animais e sua relaçãodinâmica com os seres humanos.
Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, pois precisam de um hospedeiro para se replicar e disseminar. Por isso têm evoluído em paralelo com todas as outras formas de vida desde a sua origem, e quando surgem num novo hospedeiro não o fazem por geração espontânea, mas sim porque ultrapassaram a barreira da espécie à qual estavam limitados. Foi exatamente o que aconteceu com a atual pandemia por SARS-CoV-2. O vírus ultrapassou a barreira de uma espécie animal, provavelmente uma espécie de morcego ainda não identificada, e ganhou a capacidade de infetar o Homem.
Pedro Simas
Preâmbulo do Jogo
Este jogo pretende constituir uma ferramenta educacional que permita explorar conceitos sobre prevenção e transmissão das doenças causadas por coronavírus que afetam o homem e os animais. Embora esta atividade tenha sido concebida e desenvolvida para entretenimento e lazer, não pretende trivializar, desvalorizar ou desrespeitar o impacto que a COVID-19 tem tido na vida de tantas pessoas em todo o planeta. Pelo contrário, o seu objetivo é aumentar a compreensão e reforçar as ações e comportamentos que previnem a disseminação da doença.
Público alvo: Qualquer pessoa acima dos 10 anos de idade.
Para além do contexto lúdico, esta atividade pode ser explorada no contexto de ensino em Escolas do ensino básico e secundário, em Centros e Museus de Ciência, em atividades de tempos livres e campos de férias.
INSTRUÇÕES
Instruções
Este jogo pode ser jogado por 2 a 6 jogadores. Recomenda-se a impressão do tabuleiro e das cartas a cores, em papel de maior gramagem. As cartas deverão ser recortadas, e separadas por tipo. As cartas de cada baralho deverão ser bem baralhadas antes de cada jogo. Para jogar, deverá dispor de dois dados e de peões em número igual ao número de jogadores.
AUTORES
Celina Botelho (Graphic Designer)
CONTACTOS
Av. da República, Quinta do Marquês
2780-157 Oeiras
Tel: (+351) 214 403 500
INIAV
E-mail: margarida.duarte@iniav.pt